TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folclore

Trabalho Escolar: Folclore. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE

1) Qual era o seu conceito sobre o folclore antes de realizar as leituras da disciplina? A

temática do folclore é desenvolvida na escola, geralmente, de maneira estereotipada,em

que as crianças e adolescentes, têm contato com o folclore aprendendo apenas sobre as

lendas, como Saci Pererê, Iara, Curupira, entre outros. Como foi tratada essa temática

nos seus estudos do Ensino Fundamental?

O meu conceito sobre folclore antes de realizar as leituras da disciplina era que folclore fala sobre lendas, que a característica principal são as lendas, como: Saci-Pererê, Lobisomem e Iara. Por se falar muito apenas sobre lendas quando se tratava de folclore na escola, chegava a fugir da mente que também faz parte do folclore: música, danças folclóricas, superstições, trava-língua, provérbios e ditados populares. O folclore não era bem especificado como sendo a cultura popular de um povo.

2) Leia o trecho a seguir do livro O que é folclore, de Carlos Rodrigues Brandão, sobre

o fato folclórico:

"Como ficam esses indicadores do fato folclórico: ser popular, anônimo, coletivizado, tradicional e persistente, funcional à sua cultura e passível de modificações, quando os modos de sentir, pensar e fazer do povo são observados no seu todo? Quando são compreendidos no interior dos contextos sociais onde existe e se reproduz a criação popular, de que uma fração é o folclore? Algumas das mais bonitas Folias de Santos Reis do Rio de Janeiro estão no morro de Mangueira. Provavelmente migrantes de áreas rurais do Rio e de Minas Gerais terão conseguido preservar até hoje este ritual camponês em plena favela. [...] Modificado e persistente, ele se preserva como um fato folclórico para nós, como uma devoção religiosa para os seus praticantes. "Foliões" e "palhaços" podem ser também membros de alguma ala da "Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira". Outros farão parte das rodas noturnas de samba do "partido alto". Os mais moços serão entusiasmados, serão torcedores de alguma "torcida organizada" do Flamengo. Foliões, sambistas, partideiros e torcedores são sujeitos atores de diferentes grupos da cultura do morro de Mangueira. [...] Serão produtores de formas culturais criadas ali, ou trazidas de fora e difundidas. E aprendidas e, então, incorporadas à vida e aos rituais coletivos do Morro. Como tudo se passa entre favelados, entre categorias de sujeitos das classes populares vivendo situações do seu modo de vida: o do favelado, o do operário, o da empregada doméstica, é possível dizer que a Folia, a Escola de Samba, o Partido do Alto e a Torcida Organizada são formas de cultura popular, apenas algumas expressões entre muitas outras do morro de Mangueira.

(BRANDÃO, 2007, p. 42-45).

Diante do texto de Brandão, responda à seguinte questão: segundo o autor, os folcloristas reconhecem como fato folclórico a Folia de Santos Reis, alguns folcloristas irão reconhecer as rodas de samba do Partido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com