TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gdrsger

Artigos Científicos: Gdrsger. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  3.652 Visualizações

Página 1 de 4

19. Como se pode entender o conceito de helenismo?

R: A filosofia no período helenístico volta-se então para a vida interior do homem - de qualquer homem pois a sua realização na vida exterior como animal político, como pensava Aristóteles, estava interditada. O que importa agora é a intimidade do homem , a sua vida privada, buscar para ela regras de conduta pelas quais as pessoas possam viver bem, em qualquer tempo e circunstância. De certo modo, esse tipo de pensamento corresponde ao significado popular de “filosofia”: um receituário da “arte de viver” ou, como se diz “filosofia de vida”. O Cinismo, o Ceticismo, o Epicurismo, o Neoplatonismo e o Estoicismo são as principais correntes da filosofia desse período, que apesar das diferenças entre si, compartilham desse modo de encarar o mundo, esse mundo em que o homem ficou só.

20. Destaque algumas características básicas da filosofia do período helenístico.

R: Designa-se por período helenístico (do grego, hellenizein - “falar grego”, ” viver como os gregos” ) o período da historia da Grécia de parte do oriente médio, compreendido entre a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 146 a.C.. Caracterizou-se pela difusão da civilização grega numa vasta aréa que se estendia do mar Mediterrâneo oriental á Ásia Central. De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava.

21. Analise brevemente uma das escolas desse período que você considera mais representativa e justifique sua escola.

R: O estoicismo propõe se viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece á lei natural, reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo, assim, manter a serenidade perante tanto as tragédia quanto as coisa boas. A partir disso, surgem duas consequências éticas: deve-se “viver conforme a natureza”: sendo a natureza essencialmente o logos, essa máxima é prescrição para se viver de acordo com a razão.

22. Como pode se entender a importância Da ética no período Helenístico?

R: O conhecimento produzido pela ciência do helenismo se desenvolveu em diferentes direções: matemática, geometria, astronomia e geografia. Os filósofos helenistas estavam preocupados com a ética (regras da condução de vida), busca pela felicidade individual e imperturbabilidade. Defendem uma compreensão do Helenismo que é ligada aos valores e princípios, conforme personificados e transmitidos pelo mito helênico, pela filosofia, pela poesia e pela arte helênicas.

23. Compare e contraste a concepção filosófica cética com as demais escolas do helenismo.

R: A filosofia helenística corresponde a um desenvolvimento natural do movimento intelectual que a procedeu e torna a defrontar-se muitas vezes com temas pré-socráticos; porém sobretudo ela é profundamente marcada pelo espírito socrático. A experiência com outros povos também lhe permitiu desempenhar certo papel no desenvolvimento da noção de cosmopolitismo, isto é, da ideia de homem como cidadão do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com