TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Honoré-Victorien Daumier

Seminário: Honoré-Victorien Daumier. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Seminário  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

1) As grandes correntes do pensamento moderno que o autor Hélio Novak associa às mudanças no gosto, são aquelas correntes que fizeram enfraquecer os valores sociais e, além disso, renovaram nossos processos mentais. Podemos citar então, a aceitação científica da teoria Darwinista da evolução, o princípio da incerteza de Heisenberg e a teoria da relatividade de Einsten. Além disso, o ceticismo também pode ser citado. O individuo então, vai descrer nas coisas, vai duvidar de tudo, não tendo nenhuma certeza sobre a verdade.

Biografia :

Honoré-Victorien Daumier nasceu dia 26 de Fevereiro de 1808 em Marselha. Ele foi um caricaturista, chargista, pintor e ilustrador francês. Em seu tempo, ele foi conhecido como o Michelangelo da caricatura. Atualmente ele também é considerado um dos mestres da litografia e um dos descoridores do naturalismo. Conhecemos hoje mais de 4.000 litografias de Daumier. Ele foi um dos litógrafos mais especializados. Em suas litografias ele sempre buscava reproduzir um ponto de vista muitas vezes critico ou irônico dos acontecimentos de sua época. Alem disso, Daumier também desenvolveu a linguagem da charge e da caricatura, que é marcada pela crítica social e política.

Obras:

A lavadeira

Nesta obra, uma lavadeira é a protagonista da cena. Nesta época, era muito frequente as mulheres lavarem diariamente a roupa no rio Sena, e esta pintura é disso exemplo. A lavadeira foi com a sua pequenita filha lavar a roupa. Denominada de "A Lavadeira" esta obra de Honoré-Victorien Daumier, é óleo sobre madeira foi realizada entre 1860/61 e pode ser apreciada no Museu D'Orsay em Paris.

Gargantua

Em 15 de dezembro de 1831, ele deu seu primeiro passo para a fama com uma charge sobre impostos: Gargantua. A charge mostrava o rei Luís Philipe gordo e engolindo sacos de ouro extorquidos do povo. Por causa dessa charge, do Rei da França como Gargantua, Daumier ficou preso seis meses no Ste Pelagic em 1832.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com