TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ILDEFON CERDÁ

Exames: ILDEFON CERDÁ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Ildefons Cerdá

Plano de extensão de Barcelona

ESPAÇO PÚBLICO: Desenho, organização e poder.

Em 1850, Ildefonso Cerdá faz o primeiro plano topográfico de Barcelona. Observaram-se então algumas diferenças na estrutura da cidade, mas continua a não haver uma manifestação de espaços públicos. Com o processo de destruição das igrejas, Barcelona consegue uma proeza, que foi transformar estes lugares em espaços públicos.

Em 1859, surge igualmente pelas mãos de Ildefonso Cerdá um plano de plane amento urbano extraordinário, com uma visão estratégica com avanços inigualáveis para a época. O Plano de Extensão (Ensanche) de Barcelona é considerado a principal obra de Ildefonso Cerdá. A decisão oficial de derrubar as muralhas, em 1854, abre caminho para a transformação da cidade de Barcelona. Em 1855, uma comissão da qual Cerdá faz parte, inicia os estudos

de um plano de extensão para a cidade. A comissão apresentará um anteprojeto, em Dezembro do mesmo ano.

O principal objetivo do plano foi o de aumentar a área total da cidade, permitindo sua expansão além dos limites da antiga muralha, e fornecer uma alternativa mais ordenada de ruas e quarteirões, em comparação à “dispersa” malha urbana do centro histórico de Barcelona. A sua proposta de espaço público era algo inigualável. A base do plano é um sistema de vias e quarteirões que se poderia estender indefinidamente, à medida que a cidade fosse crescendo.

O Plano é conhecido hoje principalmente por sua representação gráfica com sua retícula característica, que apresenta um sistema completo que distribui parques, indústria, comércio e residências de forma equilibrada.

Fundamentos teóricos do plano de Cerdà

A cidade funciona em torno do duplo conceito: movimento e repouso

A rua deve fornecer redes de infraestrutura, permitir o transporte e possibilitar a melhor aeração e iluminação das casas.

O conceito de inter-vias representa a importância da quadra e do sistema viário na estrutura da cidade

O sistema de transportes é um elemento fundamental para o funcionamento da cidade

O plano deve possibilitar a extensão ilimitada da cidade

Deve haver a união entre a cidade antiga e a nova zona de extensão

Curiosamente, o seu plano não foi considerado, sendo inclusive queimado. Só mais tarde nos anos 90 se consegue recuperar.

Biografia

Ildefons Cerdá nasceu na Catalunã, Filho de uma família de proprietários liberais, entre os anos de 1833-1835 seguiu os cursos de desenho, arquitetura e matemática em Barcelona, mas no período entre 1835 e 1841, deslocou-se a Madrid, onde se formou em engenharia no Colégio de Engenheiros de Caminos.

Em 1851 inicia sua vida política, sendo eleito deputado no Parlamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com