TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incones Bizantinos

Dissertações: Incones Bizantinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  369 Visualizações

Os ícones bizantinos

Os artistas bizantinos além de trabalharem com o mosaico, criaram os ícones, que tem origem grega, que significa imagem. Eram quadros que representavam seres divinos como Jesus Cristo, Maria, os apóstolos e santos.

Para produzir esses quadros os artistas passavam uma preparação espiritual. Passavam por um ritual de purificação, pois achavam que o divino se expressava através da mão do pintor. Por isso não assinavam as obras.

Para pintar esses quadros os artista usavam a técnica da têmpera ou da encáustica. Os quadros revestiam uma superfície da madeira ou da camada de metal sempre começando com uma camada dourada. Para fazer as bordas ou dobras utilizavam estilete para retirar a tinta, deixando o fundo com a cor dourada.

Os ícones eram quadros muito luxuosos, e algumas vezes recebiam pedras e joias preciosas , dando assim um aspecto de riqueza.

Essa arte era muita venerada nas igrejas e também em oratórios familiares.

Um dos ícones mais famosos eram os dos russos, particularmente os da cidade de Novgorod.

Depois que o imperador Justiniano morreu, em 565, ouve aumento nas dificuldades politicas entre o Oriente e o Ocidente se mantivessem unidos. O Império Bizantino conseguiu sobreviver até o fim da idade media, até 1453, quando Constantinopla foi invadida pelos turcos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com