TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jake Hoyt

Tese: Jake Hoyt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  Tese  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Jake Hoyt (Ethan Hawke) é um jovem policial de Los Angeles que sempre sonhou em entrar para a equipe de narcóticos da polícia local. Quando finalmente consegue o posto, recebe como oficial de treinamento e parcerio Alonzo Harris (Denzel Washington), um policial veterano e corrupto. Exposto a todo tipo de corrupção, o jovem policial é obrigado a participar desses acontecimentos realizados por Alonzo, a fim de encobrir um engano cometido por ele junto à máfia russa, que pode fazer com que ele seja morto se não conseguir uma grande quantia de dinheiro.

A história é um passeio ao lado dos vilões, na companhia de um detetive totalmente corrupto que trabalha para o departamento de narcóticos e que, no primeiro dia de treinamento de um recruta, procura chantageá-lo e obrigá-lo a entrar em seu esquema.

Alonzo, um sujeito intimidador e que gosta de se gabar, se mostra como o policial que sabe tudo sobre as ruas e fica tão à vontade com as altas esferas do poder de Los Angeles quanto com criminosos e membros de gangues.

Enquanto leva Jake Hoyt em suas rondas, o detetive muda de humor e tática a todo instante, assustando, ameaçando, desafiando e ridicularizando o novato, que tenta se tornar integrante do esquadrão de elite de combate às drogas chefiado por Alonzo.

O filme foca principalmente sobre a corrupção que consiste no uso do poder de polícia para a obtenção de ganhos de natureza extralegal. De um modo geral, entende-se como corrupção policial a ação de agências ou atores institucionais de polícia que não condizem com as práticas legalmente adotadas pela instituição. Deste modo, atitudes como a parceria com o crime (quando a atuação policial se dá de modo a facilitar a ocorrência de comportamentos delituosos), apropriação indevida do produto de apreensões de mercadorias, ganhos extraorganizacionais obtidos em troca de proteção, extorsões, aplicação diferenciada da lei sobre minorias sociais, cobrança ilegal por segurança (como ocorre com as milícias) são alguns exemplos dos modos como a corrupção policial se manifesta.

Enfrentar o crime quando parte dos agentes responsáveis pelo seu combate não são confiáveis e, mais que isso, estão envolvidos com variados tipos de ilegalidades, são exemplos de situações colocadas no filme.

A corrupção policial atinge o princípio da igualdade e da justiça, destrói a confiança dos cidadãos e deslegitima as instituições de segurança. Atinge diretamente o ideal da transparência pública e amedronta a cidadania, princípio básico da democracia. Por isso, a corrupção produz injustiça de todos os níveis, gerando uma quantidade imensa de custos sociais, sendo o principal, a escalada da violência e da criminalidade. Portanto, extirpar a corrupção nas polícias é a principal batalha na guerra contra o crime e, se o estado vencê-la, terá grandes condições de êxito em toda a empreitada que visa à melhoria objetiva da segurança pública. Se capitular, mais uma vez todos perderão. Registre-se, não obstante, a expectativa de que todas as ações de combate à corrupção policial transcorram dentro da legalidade e com transparência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com