TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jshasiajs

Pesquisas Acadêmicas: Jshasiajs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

No texto A psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais, a autora faz um breve resumo sobre o surgimento da Psicologia Social; no começo de sua história, esta abordagem, se dedicava prioritariamente ao estudo dos processos socioculturais e considerando o indivíduo como integrante desse sistema, porém com o passar do tempo se focalizou cada vez mais na investigação de processos intraindividuais, tornando-se assim, mais individualista. Devido a tal individualização diferentes autores se propuseram a defender a existência de outras modalidades da Psicologia Social: A Psicologia Social Psicológica e a Psicologia Social Sociológica. Esta segunda trata de pesquisar sobre a experiência social que o indivíduo adquire a partir de sua participação nos diferentes grupos sociais com os quais convive, segundo Stephan e Stephan (1985). Em outras palavras, os psicólogos sociais da primeira vertente tendem a enfatizar principalmente os processos intraindividuais responsáveis pelo modo pelo qual os indivíduos respondem aos estímulos sociais, enquanto os últimos tendem a privilegiar os fenômenos que emergem dos diferentes grupos e sociedades.

Hoje em dia, a divisão Psicologia Social Psicológica – Psicologia Social Sociológica se tornou clássica, e também vem ganhando novas vertentes, como a Psicologia Social Crítica, que tem como característica a adoção de uma postura crítica diante de instituições, organizações e práticas da sociedade atual.

No Brasil tal como na América Latina a abordagem à Psicologia Social começou por ser a Norte-Americana; no final da década de 70 também estes Psicólogos Sociais romperam com esta tendência e abraçaram a Psicologia Social Crítica, abordando temas como a violência doméstica, pobreza, crianças de rua, desigualdade e exclusão educacional. Conceberam um referencial teórico em que concebem o ser humano como um produto histórico-social, em que indivíduo e sociedade se influenciam mutuamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com