TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Michelangelo Buonarroti (1475-1564)

Tese: Michelangelo Buonarroti (1475-1564). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  Tese  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

Michelangelo Buonarroti (1475-1564)

Nasceu em uma família de linhagem aristocrática antiga em Florença. Seu pai, Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni, era um homem violento, fervorosamente religioso. Aos seis anos, Michelangelo perdeu a mãe, ainda muito nov e teve que ser cuidado por uma ama de leite.

Já na escola, Michelangelo demonstrava a sua aptidão para as artes.Porem tinha sérios problemas com sua família, que não suportava a ideia de ter um artista na família. Mas a sua obstinação pela arte foi mais forte e, aos treze anos, venceu à resistência paterna, ingressando como aprendiz, no estúdio de Domenico Ghirlandaio, em Florença.

Ghirlandaio era considerado um mestre da pintura de Florença. A permanência de Michelangelo em seu estúdio foi curta, durando apenas um ano. Os motivos da sua saída seguem duas vertentes narrativas, uma de que teria sido pelo artista considerar as aulas de pintura lentas e limitadas, de preferir a escultura à pintura; outra versão é de que movido pelo ciúme, Ghirlandaio afastou o seu aluno, ao perceber que os trabalhos deste eram melhores que os seus. Nenhumas das versões são confirmadas por documentos históricos.

Ao deixar Ghirlandaio, Michelangelo entrou para a escola de escultura de Lourenço Médici, conhecido como um rico senhor e protetor de artes. Médic se interessou pelos talentos do novo estudante. Entao surgiu a opotunidade de Michelangelo ficar hospedado em seu palácio.

Quando Michelangelo passa a viver no palácio de Médici passa a conviver com a alta nobreza e grandes intelectuais de Florença, um ambiente com atmosfera erudita e poética.

Com esse convívio foi assim que michelangelo assimila os alicerces renascentistas italiano, caracterizando suas obras, com a ideia de natureza e ao ideal do homem perfeito, bom, belo e verdadeiro.

Surge o seu primeiro trabalho na pedra, trazendo adolescentes atléticos, de beleza impassível, como deuses olímpicos envolvidos na perfeição dos corpos. Ao produzir “O Combate dos Centauros”, Michelangelo demonstrava a obsessão que o perseguiria para sempre, a de arrancar corpos carnosos e vivos do mármore, projetando dimensões espetaculares. Michelangelo traduzia, desde o inicio, a sua paixão pela escultura.

O apogeu renascentista de Florença sofreu um grande golpe, em 1490, quando o monge Savonarola começou uma inflamada pregação mística, apregoando o ascetismo religioso, condenando a arte profana e perseguindo aos seus adeptos. Para piorar a situação, Lourenço de Médici morreu, em 1492, forçando Michelangelo a deixar o palácio.

A revolução fanática de Savonarola explodiu em 1494, obrigando o artista, um mês antes, a fugir para Veneza.

Apenas retornando a Florença no próximo ano, encontrando um ambiente tomado pela crensa religiosa, assistindo a queima de livros e quadros, que foram considerados vaidades ofensivas a religiosidade.

Michelangelo mesmo estando inquieto com esse ambiente hostil, fez com que esculpisse uma obra pagã, totalmente contramão dos preconceitos, conhecida como “Cupido Adormecido”. “Diante desse clima conservador e de fanatismo religioso, deixou Florença e foi para Roma, La esculpio ‘‘Baco Bêbado” e “Adonis Morrendo”.

Em 1498 um monge desafia o papa Alexandre VI, é queimado em praça publica. Nessa época o artista se torna depressivo e melancólico, sem fi da figura da sua obra “Pietá”, temas clássicos e religiosos. Quando essa obra foi feita ninguém podia acreditar que um artista tão jovem pudesse ter feito uma obra com tanta perfeição. Suas obras nuca param de atingir um apogeu a cada novo trabalho.

Em 1501 Michelangelo recebe um mármore abandonado há vinte e cinco anos e dele tira uma de suas mais incríveis obras, “Davi”. Escultura de um jovem vigoroso e que venceu o gigante Golias, a obra mostra um homem perfeito com muitos detalhes e com vida no olhar.

A estátua colossal deslumbrou uma comissão de artistas, que incluía Botticelli, Leonardo da Vinci, Perugino e Pilippino Lippi. Cercado pelo fascínio de todos, Michelangelo explicava a sua técnica diante do mármore bruto e da concepção da figura: “A figura já está na pedra, trata-se de arrancá-la para fora.”

Ao ser questionado onde que se iria pôr a estátua de David, Michelangelo foi categórico, deveria ficar na praça central de Florença, a Piazza Della Signoria (Praça da Senhoria), em frente ao Palazzo Vecchio (Palácio Velho). Assim foi feito, a estátua ficou neste local de 1504 até 1873, quando foi transferida para a Galleria dell’ Accademia, protegendo-a da depredação dos ataques constantes do povo, que consideraram a nudez do David um atentado à moral.

Após David, Michelangelo é chamado a Roma pelo papa Júlio II, com a intenção de lhe fazer uma encomenda. Queria um mausoléu monumental, digno de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com