TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é FOLKLORE?

Tese: O que é FOLKLORE?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  3.258 Palavras (14 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 14

O QUE É O FOLCLORE?

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação.

Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através do Decreto Federal nº 56.747, de 17 de agosto de 1965.

No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

LENDAS

Lenda é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que as criaram.

O universo imaginário popular possui muitas lendas. No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são: Curupira, Saci-pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros.

A lenda do lobisomem é conhecida e reproduzida mundialmente.

Algumas lendas:

Boitatá

Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

2

Boto

Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

COMIDAS DO FOLCLORE

NORTE

Pato ao tucipo, sopa de turú, farofa de turú, moqueca de pirarucu, bicho de côco assado, peixe assado, bejú, tartaruga com mandioca, sopa de tartaruga.

NORDESTE

Caruru, sarapatéu, moqueca de surubim, vatapá, acarajé, manguzá ou mungunzá, farinha com caldo de rapadura, bobó de camarão, paçoca, baião de dois, carne de sol.

CENTRO-OESTE

Galinhada, Arroz com piqui (ou pequi), canjiquinha com queijo, pintado na braza, farofa de jacaré, porco de lata com mandioca, passarinhada, tereré.

SUDESTE

Leitão à pururuca, virado à paulista, tutu de feijão, canjica, feijoada, paçoca de amendoim, feijão tropeiro, arroz de carreteiro, curau, pamonha (salgada e doce), frango cheio, feijão gordo, pipoca.

SUL

Culhão de touro cozido, Pinhão assado, carneiro no buraco, porco no rolete, boi no rolete, costela de ripa, barreado, churrasco, marreco com laranja, marreco com maçã, joelho de porco cozido, charque com inhame, chimarrão.

3

FESTAS

Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre; da Uva, em Caxias do Sul; da Cerveja, em Blumenau; Festas Juninas; rodeios; Carnaval; Festa do boi.

MEDICAMENTOS CASEIROS

O folclore entra também na medicina, com seus tradicionais chás.

Sendo verdade ou simplesmente do ouvir falar, é uma tradição folclórica familiar, (que vai passando de boca em boca), baseado em lendas sobre plantas medicinais.

Exemplos:

Folha de abacate : rins.

Folha de alcachofra: fígado.

Folha de goiaba: diarréias.

Casca de romã: amídalas inflamadas.(Sob a forma de gargarejo com o chá)

Folha de alcachofra: Hepatite, arteriosclerose.(Chá por decocção)

Folha da batata: Diarréia, reumatismo, convulsões.(Chá por tisana)

Folha da batata doce: Abcessos, furúnculos.(Sob a forma de cataplasma)

Flores do brócolis: Irritabilidade, ansiedade, colite.(Sob a forma de caldo)

Folhas da beterraba: Escoriações e inflamações da pele.(Sob a forma de cataplasma)

Folhas da cenoura: Erupções cutâneas, erisipela.(Sob a forma de cataplasma)

4

PROVÉRBIOS FOLCLÓRICOS

Os provérbios fazem parte do folclore de um povo. Conheça abaixo dezenas de provérbios folclóricos. Leia e reflita alguns instantes sobre eles. Quem tem telhado de vidro não atira pedra ao vizinho.

Santo de casa não faz milagre.

Aproveite a sorte enquanto ela está a seu favor.

As aparências enganam.

Filho de peixe, peixinho é.

De grão em grão a galinha enche o papo.

SUPERTIÇÕES

Quem é que nunca entrou em um casa nova com o pé direito ou não bateu na madeira para isolar o azar?

Algumas superstições já fazem parte do dia-a-dia das pessoas. É comum ouvir que nós, brasileiros, somos um povo muito supersticioso. Você sabe o que isso significa? Uma pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com