TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oi Tudo Bem

Artigo: Oi Tudo Bem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  409 Visualizações

oi

Estudo comparativo da decomposição do peróxido de hidrogênio pelo uso de catalisador.

TEORIA

A velocidade de uma reação química depende de numerosos fatores como, por exemplo, das concentrações dos reagentes, da temperatura, de catalisadores e etc. Um catalisador pode aumentar notavelmente a velocidade do processo, especialmente na presença de aceleradores e promotores.

O peróxido de hidrogênio se decompõem segundo a equação: 2H2O2 ® 2H2O+ O2

A velocidade é grandemente acelerada por vários catalisadores, por exemplo, dióxido de manganês, nitrato férrico, ou pela ação combinada de um catalisador e um promotor de catalisador (nitrato férrico + nitrato cúprico). A luz, o pH e as próprias paredes de vidro podem afetar a velocidade da decomposição da água oxigenada.

O objetivo desta experiência é verificar qualitativa e quantitativamente a velocidade de decomposição da água oxigenada na presença de diferentes catalisadores. A experiência constará de quatro partes:

Primeira Parte - Verificação da decomposição da água oxigenada, contida em uma solução aquosa, na ausência de catalisadores ou promotores de catalisador. Nesta experiência você poderá observar se a ação da luz e das paredes do recipiente é eficiente para decompor a água oxigenada no intervalo de tempo da experiência (cerca de três horas).

Segunda Parte - Verificação da decomposição da água oxigenada em solução aquosa contendo nitrato férrico (catalisador).

Terceira Parte - Verificação da decomposição da água oxigenada em meio aquoso contendo nitrato férrico e nitrato cúprico (catalisador + promotor).

Quarta Parte - Verificação da decomposição da água oxigenada em solução

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com