TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Do Circo

Monografias: Origem Do Circo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Qual a Origem do Circo

Alguns historiadores acham que a origem do circo está ligada ao hipódromo grego, um lugar na Grécia Antiga, onde aconteciam corridas de cavalos. O mais certo é que se originou na Roma Antiga; embora estes espetáculos tivessem muita crueldade, eles se pareciam com os do circo como conhecemos hoje.

Na idade Média, existiam espetáculos de saltimbancos: equilibristas, malabaristas, ilusionistas ou palhaços, que viajavam e apresentavam seus números pelas feiras e vilarejos.

Descobertas e Atrações do Circo

Por volta de 1770, um amestrador de cavalos chamado Philip Astley, descobriu que quando os cavalos corriam em circulo eles atingiam uma velocidade maior devido a força centrípeta. Ele resolveu usar isso em suas apresentações e assim nasceu o picadeiro, este palco circular do circo como conhecemos até hoje. Ele fixou o tamanho desse picadeiro em 13 metros de diâmetro, que até hoje continuam sendo o mais comum.

Depois acrescentou ao espetáculo saltimbancos e palhaços. O circo moderno estava inventado. Viajou com seu circo da Inglaterra para a França onde fez grande sucesso: era o começo dos circos internacionais.

Aos poucos, todo tipo de artista foi levado para o circo: dançarinos, ginastas, atores, mágicos além dos animais. Durante o século XIX o circo viveu seu auge: com música, cenografia, figurinos tornou-se um espetáculo completo.

O circo desenvolveu-se por todo o mundo como uma autêntica arte cênica. Ao mesmo tempo internacional e regional, possuindo diferenças em seus espetáculos em cada parte da Terra.

Vida e Trabalho no Circo

Como trabalhar no circo é também viajar e morar junto, muitas companhias circenses são formadas por famílias. Cada um acaba desenvolvendo uma habilidade ou função nesse espetáculo: da bilheteria ao trapézio.

No circo, é comum que as pessoas saibam fazer mais de uma coisa. Além disso, em geral os artistas sabem montá-lo e desmontá-lo.

Palhaçadas e acrobacias Artes circenses têm diferentes raízes históricas

HOMEM ELÁSTICO

O contorcionismo já era uma modalidade olímpica na Grécia Antiga há mais de 2 500 anos. Há registros mais antigos, porém, de cerca de 5 500 anos, indicando que, talvez, a prática já fosse usada na China para o treinamento de guerreiros

MÃOS MÁGICAS

O malabarismo, segundo os historiadores, teria sido praticado inicialmente em rituais religiosos da antigüidade. Os chineses equilibravam pratos girando-os, enquanto gregos e egípcios utilizavam bolas, depois substituídas por tochas acesas

SOSSEGA, LEÃO!

Os primeiros domadores foram guerreiros egípcios, que capturavam animais selvagens nas terras conquistadas, aprendiam a lidar com eles e os traziam à terra natal para apresentá-los em desfiles

POR UM FIO

O primeiro relato de equilibrismo na corda bamba data de 108 a.C., na China, quando uma grande festa palaciana, em homenagem a visitantes estrangeiros, apresentou vários números de acrobacia. O impacto foi tamanho que o imperador decidiu realizar espetáculos do gênero todo ano

BOCA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com