TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preto Contra Branco

Ensaios: Preto Contra Branco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

1- A proposta do documentário (utilizando referências)

A ideia principal é mostrar uma tradição da favela de Heliópolis, em São Paulo, onde os homens de pele de cor branca joga contra os de pele negra e cada jogador tem a liberdade de escolher em qual time jogar.

Toda a equipe se relacionam com a comunidade, pessoas que dão o depoimento sobre o objeto principal que é o jogo de futebol, também se relaciona com o bar, que é material vivo (um personagem incluindo e não apenas uma locação), percebe-se que o bar (não fala, mas preenche a cena) presenciou vários momentos e discussões do povo . O tema é mostrado de forma que nos torna familiarizados com as pessoas presentes na comunidade, não é uma apresentação de nome, ou onde mora, o que faz, é um reconhecimento do seu espaço, onde as pessoas falam sobre o tema principal do filme, o futebol de pretos contra brancos. È apresentado em forma de entrevistas, mostrando algumas casas, histórias, sempre relacionando a questão da cor e do futebol.

Vários assuntos abordados em torno do futebol, como o crescimento da favela, questões de urbanização, espaço físico reduzido, centro e periferia.

2- Eleição e descrição dos objetos. Descrever personagem (pessoas e locações), o que gera sentido e o estilo desses personagens

“ Preguinho em sua casa na companhia de seu pai alemão e sua mãe brasileira e negra. Ele fala sobre o futebol, sobre como é jogar um ano em cada time, suas brigas com o pai que gostaria de vê-lo jogando sempre com os brancos. Depoimentos de sua mãe, seu pai, amigos e irmãos.

O rapper Rappin Hood (negro e músico de rapper). Fala de como o sucesso e a visibilidade na mídia influenciam a imagem que os outros e o próprio sujeito faz de sua identidade racial. Acompanhado em sua casa, onde possui um estúdio no qual está compondo um rap para o jogo Preto X Branco.

Os veteranos (sucatão) do Preto X Branco nos contam sobre o surgimento do campeonato. Histórias, folclores, brigas e tretas são reveladas. Em seguida no boteco ao lado do campo, ponto de encontro durante o ano todo das figuras envolvidas no Preto X Branco.

Em companhia de jogadores do time veterano, a equipe tenta encontrar o local exato do antigo campo Preto X Branco. Faremos quase uma expedição arqueológica, já que a área onde existia o campo está tomada por barracos e totalmente urbanizada.”

3- Estratégias de abordagem

A equipe se organiza na semana de acontecimento dos jogos, acompanhando o cotidiano dos personagens, fazendo pesquisa de campo, sendo necessário realizar alguns plantões por parte da equipe (gravando e entrevistando). O set de filmagem foi instalado por meio de uma tenda no centro da favela, onde os próprios moradores podem se assistir no monitor, o diretor por sua vez altera as cores e da total liberdade para que cada um faça sua escolha. Foram feitas entrevistas individuais com o rapper Rappin Hood e principais personagens do jogo. Entrevistas coletivas (Preguinho e sua mãe negra e pai Alemão, os jogadores e organizadores dos jogos.

A equipe procurava não interferir muito e na gravação capturaram vários lances e conflitos dentro e fora do campo. A permanência na favela dia e noite, durante uma semana,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com