TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Salsa Origem da dança / História Música

Seminário: Salsa Origem da dança / História Música. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Seminário  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

Salsa

Origem da Dança/História

Musica:

O estilo musical hoje conhecido como “Salsa” se originou quando a banda ”La Sonora Matancera” saiu de Cuba durante a revolução cubana, se instalando no México. A Salsa mescla rítimos como o “Son Montuno”, “Chá-chá-chá” e “Rumba”.

Dança:

A dança conhecida como “Salsa” se originou em Nova York nos anos 70 com fortes influiências da América Latina, particularmente Cuba e Porto Rico. A dança foi batizada com esse nome com a finalidade de retratar algo “picante”, “com sabor” entre essa mistura de estilos latinos.

Realizada quase sempre em par ao som de ritmos de percussão rápidos e complicados, com cerca de 180 batidas por minuto, piano e mais que uma voz a Salsa acaba por ser bastante semelhante ao Mambo, principalmente no número de passos que marcam a dança e, consequentemente, alguns movimentos. No entanto, a Salsa acabou por incorporar muitas voltas o que a distingue claramente do Mambo e ao contrário deste, cujos movimentos são executados no sentido “para a frente e para trás”, a Salsa é dançada para os lados e numa área fixa da pista.

Quando se dança Salsa, os bailarinos estão ligeiramente separados e mantêm todo o seu peso na ponta dos pés. A mão direita da mulher e a mão esquerda do homem podem estar dadas ou entrelaçadas, enquanto a mão direita do homem é pousada no ombro esquerdo da mulher ou, em alternativa, na sua anca. O braço esquerdo da mulher deve estar levemente apoiado no do homem. Apesar do passo de Salsa ser mais compacto, é extremamente relaxado, permitindo uma liberdade fluida e sensual. Os movimentos das ancas, principalmente dos homens, são igualmente tranquilos, até subtis. Os movimentos dos braços conferem à Salsa uma naturalidade e beleza únicas, desde que acompanhem, de forma instintiva, o movimento do corpo.

Principais Dançarinos

Célia Cruz, Glória Estefan, Oscar D’Leon, Willie Colon, Lalo Rodriguez, Tito Nieves, Ricky Martin, Benny Moré, Tito Puente, Xavier Cougat, Los Palmieri, Johnny Pacheco, Tito Rodríguez, Célia Cruz, Ismael Rivera e Sonora Matancera.

Banda:
La Sonora Matancera





Concursos e Festivais


Mayan World Salsa Championship
WSF World Salsa Championship
World Salsa Championship
Salsa Madness

Roupas

Uma das características dos integrantes da tribo da salsa é o estilo de se vestir. As roupas são justas, decotadas e coloridas, tanto para homens e mulheres. Usa-se chapé­us, boinas, colares, cintos, flores no cabelo, e muitos acessórios com muito brilho.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com