TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surrealismo

Tese: Surrealismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE II

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

História e Estética da Arte

SURREALISMO

Daiana Paula Silva da Conceição 1º SemestreRA: 9902010713

Professora Taise Gasparin

Taubaté, 27 de maio de 2014

Surrealismo

André Breton (1896-1966), poeta e escritor, estava a frente do movimento Surrealismo. Ele agregou a criação artística ao automatismo psíquico puro. As obras criadas não devem nada a razão, á ética ou a preocupação estética, e sim como as manifestações do subconsciente como as imagens dos sonhos e as alucinações, as vezes demonstram realidade , com uma grande parte de realismo. Assim, eles são associados a elementos da natureza que não existe, criando vários conjuntos irreais.

Um dos artistas que se destacaram na época de 1920, foram o escritor italiano Alberto Giacometti, o dramaturgo francês AntoninArtaud, o cineasta espanhol Luís Buñuel entre outros.

Foi dividido em dois cursos este movimento artístico, o primeiro representado principalmente por Salvador Dali, trabalhava com formas deformadas e justa posição de imagens que já eram conhecidas.

A segunda corrente da vazão ao inconsciente sem qualquer controle de razão. Os artistas Joan Miró e Max Ernest representam bem esta corrente. As telas são produzidas com muitas cores, formas curvas e linhas fluidas.

Salvador Dali

Estudou na Academia de Sam Fernando em Madri, é o mais famoso do movimento Surrealismo. No inicio de sua carreira teve influencia do Cubismo de Gris e também pela pintura metafisica de Giorgio De Chirico. Foi expulso da academia no ano de 1924.

Fez amizade com Picasso e Breton, ele criou um conceito “paranoia critica” para definir a atitude de quem recusa a realidade na vida das pessoas. Ele se dedicou ao desenho de construção de seu museu, até o momento de seu falecimento.

Juan Miró

Teve inicio de sua formação como pintor na escola de La Lonja e Barcelona. Em 1912 entrou para escola de arte de Francisco Gali, onde conheceu as obras de fauvismo Francês e impressionismo. Também era amigo de Picasso. Ele manifestaseus traços nítidos e formas sinceras na aparência, pois quem observa, representa forma amistosa. Sua pintura mudou, pois ele desenvolveu uma precisão gráfica muito grande, também se dedicava a escultura e cerâmica.

Marcel Duchamp

O francês foi pintor e escultor (1887-1968), tinha ideias radicais de arte, com muitas provocações, levaram ao surgimento do grupo Dada (Zurique, 1916). Criaram os ready-mades, que eram objetos escolhidos ao acaso, recebem um titulo após uma leve alteração e viram objetos de arte. Pintou bigodes na Mona Lisa, para demonstrar certo desprezo pela arte tradicional.

Max Ernest

Pintor Alemão (1887-1968) aprimorava todas as artimanhas do subconsciente humano, criando técnicas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com