TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Upcycling

Por:   •  31/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GUARNIEI, Patrícia. LOGÍSTICA REVERSA. EM BUSCA DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO E AMBIENTAL. 1° Edição. Ed. Clube dos autores. Recife, 2011.

COMAS, Carlos Eduardo. Ruminações Recentes: Reforma/ Reciclagem/ Restauro. Revista Summa+, 115. Buenos Aires, 2011

CESAR, Mariana Calvette. Trabalho de conclusão de curso: UPCYCLING: POR UMA NOVA MANEIRA DE PERCEBER A MODA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA COLEÇÃO DO VESTUÁRIO. Universidade do estado de Santa Catarina. UDESC Florianópolis – SC 2012.

http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/britanico/upcycling

http://greensavers.sapo.pt/2014/08/23/como-alfred-heineken-inventou-o-upcycling-em-1963-com-fotos/nggallery/image/6-153/#ngg-gallery-28fd11fc2c897cd7752926a613e35f5b-68152

RESUMO: UPCYCLING BREVE HISTÓRIA, DEFINIÇÃO E APLICAÇÃO NO MUNDO FASHION.

No dicionário, a palavra upcycling aparece como o uso de materiais de descarte, ou apenas velhos e sem utilização, para a produção de novos produtos de qualidade superior, assim se diferenciando de “recycling”, ou reciclagem, em português, aonde a matéria-prima é transformada totalmente, para só assim gerar algo novo, e se diferenciando também de “downcycling”, que é feito a partir da recuperação de um material para ser reusado, porém gerando algo de menor valor, logo a integridade do produto inicial é comprometida no processo, o que lhe faz valer menos, tornando-se um mal aproveitamento de materiais.

Upcycling, como termo, e possuindo o significado que tem hoje, surgiu em 2002 com os autores do livre Cradle to Cradle, Michael Braungart e Willian Donough, mas já havia sido utilizado outras vezes anteriormente.

Porém antes disso, a ideia de se transformar antigos resíduos que já pudesse ser descartados em novos materiais já havia sido desenvolvida em forma de projeto por Alfred Heineken, neto do criador da marca de cerveja Heineken em 1963. Tal projeto, cujo design era de John Habraken, era uma garrafa de cerveja, com design desenvolvido a ponto de fazer tal garrafa adquirir a forma de um tijolo, assim, dando-lhe nova utilidade depois que esta fosse descartada, sem que ela de fato precisasse passar pelo processo de reciclagem, pois ela não precisaria mudar sua forma, ela simplesmente poderia servir como bloco de tijolo sem ser transformada, apenas com sua a forma com que já havia sido feita.

O upcycling é considerado o ideal para o processo de recuperação de resíduos, porque agrega tanto quanto ou até mais qualidade e valor para a matéria-prima original. É um reaproveitamento com adição de valores, tanto financeiros, quanto sustentáveis.

Além de transformar a matéria-prima, é possível fazê-lo sem gastar energia, sendo assim até mais “verde” e sustentável que o processo de reciclagem.

Logo, se optarmos pelo upcycling, além de se contribuir para maneiras sustentáveis de se viver, ainda é possível agregar maiores valores na reinserção do produto transformado, quando ele volta para as prateleiras.

Uma forma mais didática de se entender o upcycling, é observando o uso das lonas dos caminhões, por exemplo, na confecção de roupas, sapatos e acessórios, agregando valor à matéria-prima original, além de melhor qualidade e estética.

Entrando no mundo fashion e sua relação com o upcycling, é que seguindo a tendência de “Ecofriend”, ou amigo ecológico, fortemente presente nos dias atuais, se pode observar cada vez mais a presença do upcycling nos grandes desfiles, nas novas coleções, e até no mercado de luxo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com