TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5S HOUSEKEPING

Dissertações: 5S HOUSEKEPING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. CONCEITO 5

2. ORIGEM DO 5 S 7

3. 5 S NO LOCAL DE TRABALHO: 7

4. BENEFICIOS DO 5 S NA EMPRESA 8

5. QUAIS SÃO OS 5 S 8

5.1 UTILIZAÇÃO 9

5.2 ORDENAÇÃO 10

5.3 LIMPEZA 10

5.4 ASSEIO 11

5.5 AUTODISCIPLINA 12

7. CONCLUSÃO 14

8. ANEXOS 14

9. REFERENCIAS 15

5S ou HOUSEKEEPING

Organização na Empresa

INTRODUÇÃO

Dentre as muitas ferramentas que podem ser usadas pra implantar o Sistema da qualidade total numa empresa ou instituição é o Programa 5S. Este é o ponto de partida e um requisito básico para o controle da qualidade, uma vez que proporciona vários benefícios ao setor. A ordem, a limpeza, o asseio e a autodisciplina são essenciais para a produtividade. Porém, este programa implantado sozinho, somente ele, não assegura o Sistema da Qualidade eficiente. É necessário haver melhorias contínuas, treinamentos e conscientização do pessoal quanto à filosofia da qualidade.

O Programa 5 S tem aplicabilidade em diversos tipos de empresas e órgãos, inclusive em residências, pois traz benefícios a todos que convivem no local, melhora o ambiente, as condições de trabalho, saúde. higiene e traz eficiência e qualidade.

1. CONCEITO

O 5S ou Programa 5S como também é conhecido, é um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes.

O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com a letra S. Na Interpretação dos ideogramas que representam essas palavras, do japonês para o inglês, conseguiu-se encontrar palavras que iniciavam com a letra S e que tinham um significado aproximado do original em japonês.

Porém, o mesmo não ocorreu com a tradução para o português. A melhor forma encontrada para expressar a abrangência e profundidade do significado desses ideogramas foi acrescentar o termo "Senso de" antes de cada palavra em português que mais se aproximava do significado original. Assim, o termo original 5S ficou mantido, mesmo na língua portuguesa.

Segundo PALADINI (2005) O termo ‘Senso de' significa "exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender". Significa ainda a "aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular”.

Ao conhecer o significado de cada S você poderá avaliar melhor o porque do uso desse termo auxiliar.

DENOMINAÇAO CONCEITO OBJETIVO PARTICULAR

Utilização 整理, Seiri Separar o necessário do desnecessário Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil

Ordenação 整頓, Seiton Colocar cada coisa em seu devido lugar Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz

Limpeza 清掃, Seisō Limpar e cuidar do ambiente de trabalho Melhorar o nível de limpeza

Saúde 清潔, Seiketsu Tornar saudável o ambiente de trabalho Prevenir o aparecimento de supérfluos e a desordem

Autodisciplina 躾, Shitsuke Rotinizar e padronizar a aplicação dos S anteriores Incentivar esforços de aprimoramento

Para PALADINI, A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.

Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, separar o que é necessário do desnecessário, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

2. ORIGEM DO 5 S

Segundo PALADINI, As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas, tendo sido formalmente lançado no Brasil em 1991 através da Fundação Christiano Ottoni.

No inicio de sua aplicação apenas os três primeiros "S" eram abordados, tendo sido incorporado depois o quarto e o quinto.

Atualmente, outros 4 conceitos já foram acrescidos, tendo-se portanto conhecimento da existência de 9 S, conforme abaixo, embora o nome do método permaneça o mesmo.

Senso de Utilização 1º S

Senso de Ordenação 2º S

Senso de Limpeza 3º S

Senso de Asseio 4º S

Senso de Autodisciplina 5º S

Senso de Firmeza 6º S

Senso de Dedicação 7º S

Senso de Relato com ênfase 8º S

Senso de Ação simultânea 9º S

3. 5 S NO LOCAL DE TRABALHO:

- Proporcionar um ambiente de trabalho onde tudo tenha um local adequado e identificado, esteja no local e pronto para uso.

- É a base para uma empresa livre de desperdícios.

- Não é uma ferramenta de arrumação, é um processo para melhoria da eficiência da empresa e de sua capacidade de fazer negócios, reduzir perdas e desenvolver seus colaboradores.

- É a base para a empresa ser de classe internacional.

4. BENEFICIOS DO 5 S NA EMPRESA

- Proporcionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com