TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DA SOCIEDADE

Por:   •  19/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS[pic 1][pic 2][pic 3]

CAMPUS AVANÇADO PIUMHI

Bacharelado em Engenharia Civil

DERLON SILVA NUNES

MILENE CUNHA COSTA

PATRÍCIA VIEIRA MEDEIROS        

SAMUEL HENRIQUE OLIVEIRA LIMA

Atividade em Grupo

PIUMHI

2017

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS[pic 4][pic 5]

CAMPUS AVANÇADO PIUMHI

Bacharelado em Engenharia Civil

DERLON SILVA NUNES / RA: 0030468

MILENE CUNHA COSTA / RA: 0030578

PATRÍCIA VIEIRA MEDEIROS / RA: 0030585        

SAMUEL HENRIQUE OLIVEIRA LIMA / RA: 0030457

Atividade em Grupo

Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Piumhi, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Sociedade, Política, Poder e o Exercício da Engenharia.

Professor(a): Mônica Barros.

PIUMHI

2017

  1. Ataque norte-americano à Síria, fatos que desencadearam esta ação, e as análises que são feitas, em termos de consequências para a política internacional;

Embora haja outros fatores que impulsionaram esse ataque, o principal motivo para essa represália dos EUA, foi o ataque químico que ocorreu no dia 04 de abril, o qual o governo norte-americano atribuiu ao governo sírio.

Diante dessa situação, o governo russo, que é um aliado à Síria, afirmou que os EUA rompeu um acordo que havia entre eles, no qual evitava incidentes aéreos e garantia a segurança dos voos em operações na Síria. Em contrapartida, o Pentágono afirma que comunicou as forças russas que estão na Síria, sobre o ataque.

Para o governo russo, o ataque comprometeu a ação antiterrorista que ocorre naquela nação, já para os EUA, essa ação foi necessária para impedir a propagação do uso de armas químicas, pois existe um acordo, feito em 1993 e que começou a vigorar em 1997, que proíbe a produção, o armazenamento e o uso de armas químicas, sendo que em setembro de 2003 a Síria aderiu a esse tratado.

Para Donald Trump, é inadmissível o que ocorreu com população daquele local que sofreu o ataque químico, sendo assim ele afirmou que vários métodos já foram utilizados para tentar mudar o comportamento de Bashar al-Assad, que é o presidente da Síria a mais de 15 anos, e que todos falharam, afirmando ser uma questão de segurança nacional. O presidente dos EUA, usa a atribuição dos seus poderes e ordena um ataque militar, disparando mais de 50 mísseis sobre uma base aérea da Síria, de onde o ataque químico foi lançado. Com sua influência mundial, ele convida a todas as nações civilizadas a se juntarem nesse combate, em busca de extinguir com o massacre e o derramamento de sangue que ocorre na Síria.

b) Aspectos relacionados ao governante/príncipe em termos de atributo (qualidades do governante) e/ou estratégia política (para conquistar territórios, fazer alianças, manter-se no poder), sendo associados aos acontecimentos;

Qualidades: Astúcia, vigor e principalmente a capacidade de reagir com energia, inclusive com o recurso da força bruta, se necessário, para fazer frente às adversidades que surgirem.

Flexibilidade, a qualidade exigida é de que ele mantenha uma sabedoria de agir conforme as circunstâncias.

Combinação entre virilidade e natureza animal, faz isso por meio do agir como homem ou do agir como animal. Agir como animal seria: leão; ser impulsivo, ser mais forte (fazer o uso da força física), raposa; agir pela esperteza, e também agir como homem cumprindo leis e fazendo valer sua palavra. O que conta é o triunfo das dificuldades e a manutenção do Estado.

De maneira geral os governantes usam à astúcia para manipular suas relações com outros governos e com a sociedade, estabelecendo assim uma flexibilidade para agir com sabedoria conforme as circunstâncias e quando necessário, utilizar a força bruta de maneira a impor seus propósitos, como exemplo, o fato ocorrido no dia 06 de abril de 2017, no qual, utilizando a força bruta o Presidente do Estados Unidos, atacou a Síria com a justificativa da utilização de armas químicas por parte desta, porém de maneira análoga, pode-se relacionar aos princípios da “Arte de governar” proposta por Maquiavel. Assim, Trump, através do uso da força física faz uma demonstração do poder a todas as nações.

Portanto, a teoria de Maquiavel, proposta no século XVI encontra-se em prática até hoje, não só nos governos, mas em todos os meios que haja a necessidade da utilização da persuasão.

  1. Correlações a partir da teoria de Maquiavel;

Para Maquiavel, um bom governante deve manter o equilíbrio entre a virtú (que são as características próprias dos governantes, sejam elas boas ou ruins) e a fortuna, sempre visando uma maneira de mostrar o seu poder e influência, a fim de alcançar os seus próprios interesses.

Entretanto, o ser humano é ruim buscando êxito acima de qualquer coisa, sem levar em consideração os valores éticos, os homens são ingratos, volúveis, covardes ante o perigo, visando o lucro.

Ele ressalta que era indispensável fazer uso da força para manter a ordem. Maquiavel afirma que era preciso que os políticos agissem de acordo com a necessidade e fizessem o que fosse necessário para manter-se no poder. A dominação se fundamentava na força, porém não na força bruta, violenta, mas a partir da ação virtuosa da força.

Portanto, o poder político deveria ser centralizado nas mãos dos governantes, além disso, os homens precisariam agir com força física, com esperteza e cumprirem sua palavra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (240.5 Kb)   docx (243.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com