TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPREENÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASIELIRO JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS - A REALIDADE LOCAL

Casos: A COMPREENÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASIELIRO JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS - A REALIDADE LOCAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  3.953 Palavras (16 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

EDIRALVA RODRIGUES SOARES, ELIANE FERREIRA SANTOS JARDIM, MARILÚ MENDES DE ALMEIDA, RUBILENE VIEIRA GOMES

A COMPREENÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASIELIRO JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS – A REALIDADE LOCAL

Almenara

2011

EDIRALVA RODRIGUES SOARES, ELIANE FERREIRA SANTOS JARDIM, MARILÚ MENDES DE ALMEIDA, RUBILENE VIEIRA GOMES

A COMPREENÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASIELIRO JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS – A REALIDADE LOCAL.

Trabalho apresentado ao Curso Serviço social, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Políticas Sociais.

Orientador: Prof.(a): Daniela Sikorski, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Paulo Sergio Aragão.

Almenara

2011

Sumário

Introdução__________________________________________________4

Desenvolvimento ____________________________________________5

Conclusão _________________________________________________

Referencias________________________________________________

Anexos____________________________________________________

Introdução

O objetivo deste texto elaborado através de uma pesquisa de campo é a reflexão do projeto ético - político e suas implicações éticas – teóricas - metodológicas na profissão de serviço social no âmbito do NASF (Núcleo de apoio a saúde da família.) na cidade de Almenara - MG.

O NASF é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar o número de profissionais às equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Os núcleos reunirão profissionais das mais variadas áreas de saúde, como médicos (ginecologistas, pediatras e psiquiatras), professores de Educação Física, nutricionistas, acupunturistas, homeopatas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Esses profissionais atuarão em parceria e em conjunto com as equipes de Saúde da Família.

A proposta de criação de núcleos multiprofissionais para dar apoio às equipes mínimas da estratégia de saúde da família, principal ação de atenção básica do Ministério da Saúde, há muito vinha sendo discutida. O desenvolvimento dos estudos em atenção básica e o fomento de novas políticas públicas, como a criação da Política das Práticas Integrativas e Complementares (Portaria GM 971/2006) acabou por proporcionar a criação dos tão aguardados Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF.

O principal objetivo do NASF foi o de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços, além de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, e aumentar a resolutividade dela, reforçando os processos de territorialização e regionalização em saúde.

O NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de SF e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família. Deve estar comprometido, também, com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da SF e entre sua própria equipe (NASF), incluindo na atuação ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura, além de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial dos serviços de saúde.

Desenvolvimento

NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família/ Secretaria Municipal de Saúde de Almenara/MG, localizado na Avenida Olindo Miranda de Souza, nº 1713, Bairro: Parque São João.

Ações desenvolvidas são atendimentos clínicos individualizados dentro das ESF (Estratégia de Saúde da Família) pela Psicóloga, Fonoaudióloga, Nutricionista, Fisioterapeuta (atendimento domiciliar), Assistente Social (atendimento domiciliar, visitas institucionais e trabalho em rede), Educadora Física (desenvolve caminha com os idosos, hipertensos e diabéticos).

Os usuários atendidos são de acordo a demanda de cada unidade de Saúde, totalizando 09 Unidades no Município, sendo 8 Urbanas e 1 Rural (Pedra Grande).

Os funcionários são: 01 Coordenador (Enfermeiro), 01 Psicóloga, 01 Fonoaudióloga, 01 Educadora Física, 01 Assistente Social, 01 Nutricionista, 01 Fisioterapeuta.

O NASF foi implantado no município no ano de 2009. Não houve mudanças no tipo de ações ofertadas aos usuários do SUS.

Um NASF deve ser constituído por uma equipe, na qual profissionais de diferentes áreas de conhecimento atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de SF. Tal composição deve ser definida pelos próprios gestores municipais e as equipes de SF, mediante critérios de prioridades identificadas a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada uma das diferentes ocupações. O NASF não se constitui porta de entrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com