TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSCIENTIZAÇÃO É O INICIO PARA A MUDANÇA

Por:   •  7/9/2015  •  Dissertação  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

CONSCIENTIZAÇÃO É O INICIO PARA A MUDANÇA

Neste módulo XIII inicialmente, discutimos sobre a água, como ela tem sido explorada no Brasil e no mundo, apresentando alternativas para a redução de seu consumo. Também foi abordado sobre o caminho percorrido pela água desde a sua captação em rios, lagos ou cisternas, até chegar aos pontos de consumo da edificação como as torneiras, a coleta do esgoto, desde os ralos dos banheiros, por exemplo, até seu destino final, que pode ser um rio ou uma fossa. Finalmente, tratamos dos equipamentos, como louças sanitárias e os metais, e as técnicas para sua manutenção e conservação.

O modulo mostrou o conteúdo sobre o funcionamento dos equipamentos e dos sistemas hidro sanitários, permitindo assim um bom uso desses equipamentos em nossas escolas, e na qualidade do ambiente contribuindo cidadão educador, profissional e gestor das escolas e dos órgãos dos sistemas de ensino. Este módulo fala sobre a água, apresentando alternativas para a educação reduzindo o consumo. Também retrata de armazenamento de água nas edificações dos equipamentos. Foram estudados os aspectos em saneamento básicos nas escolas.

No Brasil há a maior parte da água doce que é 13,7% da distribuição do planeta. Vários estados do Brasil como Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem usufruir do lençol de água potável, com esse potencial temos esperança que nossos governantes tenham capacidade de criar projetos em beneficio dessa água. Foi possível perceber que o desgaste de agua na escola que realizei a PPS é demais onde os alunos principalmente não se conscientizam das consequências futuras que isso pode gerar além do mais não respeitam se chamam sua atenção e o que mim chama a atenção é como os alunos não valorizam o que tem e os depredam, posso relata que a instituição possuía 2 bebedouro e hoje não possui mais devido ao vandalismo de alguns alunos, hoje a instituição faz uso do filtro de cerâmica na qual seus tamanhos variam de 4 a 16 litros de capacidade (algo em torno de 55 a 75 cm de altura). Este por sua vez não necessita de instalação hidráulica nem elétrica, mas mesmo assim mantém a água sempre fresca porque a parede do filtro é porosa, permitindo que algumas moléculas de água de dentro do filtro passem para o lado externo, quando essas moléculas evaporam, elas “roubam”. Na instituição o sistema de abastecimento é a COPASA e na localidade do Alto Jatobá não há nenhuma casa ou edifício que utilize algum sistema alternativo de captação ou reutilização de água.

Vale ressaltar que como outras cidades do semiárido mineiro, alguns lugares da região, no Norte de Minas, sofrem com a seca. A cidade tem famílias que precisam ser abastecidas diariamente e a prefeitura tem dificuldade para atendê-las. A saída para amenizar o problema é a perfuração de poços tubulares. O drama se repete em outros lugares, atingindo, sobretudo, moradores da zona rural. A situação é comum, principalmente, na área de clima semiárido, onde 70% das águas subterrâneas são consideradas salobras ou salinas, ou seja, têm uma quantidade de sais dissolvidos (entre 0,5 e 30 gramas de sais por litro) superior à água doce e inferior à do mar.Calor das moléculas de dentro do filtro, esfriando assim a água. E a população valoriza o uso deste tipo de filtro, onde posso relatar que a maioria possui 1 em casa. O filtro tem como características a produção feita à mão e ecologicamente correto, que trata a água, e não agride

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com