TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DO SABER

Dissertações: A CONSTRUÇÃO DO SABER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO: A CONSTRUÇÃO DO SABER – Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.

1. Identifique as características da perspectiva positivista e os limites do modelo.

2. Destaque as diferenças entre o objeto das ciências naturais e o objeto das ciências humanas, incluindo aspectos sobre a verdade/validade do conhecimento produzido.

3. Analise o lugar/papel do pesquisador no processo de produção do conhecimento científico, bem como as implicações de sua visão de mundo/ideologia e a objetividade na produção do conhecimento.

Respostas:

1. As características da perspectiva positivista e o modelo das ciências da natureza, o método positivista apregoava que todos os fatos sociais deveriam seguir a natureza precisa e científica. Isto significa que, para os positivistas, os fatos deveriam ser observados assim como os fatos da natureza, sem ideias preconcebidas. Em seguida, para determinar suas causas, submetê-los à experimentação. Por fim, tomando uma medida precisa das modificações causadas pela experimentação, extrair as explicações gerais dos fatos e determinar as leis naturais que os regem.

2. As ciências naturais e as ciências humanas tratam de objetos que não se parecem nem de longe. Com efeito, seus objetos são muito diferentes, por seu grau de complexidade e por sua facilidade de serem identificados e observados com precisão.

A simples observação dos fatos humanos e sociais traz problemas que não se encontram nas ciências naturais. Por exemplo: o que se deve observar para compreender o fenômeno da evasão escolar no ensino fundamental? Uma crise econômica? A perseverança das desigualdades sociais no Brasil? Ou, ainda, para determinar os príncipes do comportamento amoroso?

Sem esquecer que o ser humano e ativo e livre, com suas próprias ideias, opiniões, preferencias, valores, ambições, visão das coisas, conhecimentos, que e capaz de agir e reagir.

3. O pesquisador é um ator, Se, em ciências humanas, os fatos dificilmente podem ser considerados como coisas, uma vez que os objetos de estudo pensam, agem e reagem que são atores podendo orientar a situa9ao de diversas maneiras, e igualmente o caso do pesquisador: ele também e um ator agindo e exercendo sua influencia.

Na realidade, o pesquisador não pode, frente aos fatos sociais, ter essa objetividade, apagar-se desse modo. Frente aos fatos sociais, tem preferencias, inclinações, interesses particulares; interessa-se por eles e os considera a partir de seu sistema de valores. Seria inadequado perguntar se o pesquisador que estuda a lei da gravidade universal gosta ou não dos corpos que se atraem. Em ciências humanas, o pesquisador e mais que um observador objetivo: e um ator aí envolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com