TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTEXTUALIZAÇÃO

Por:   •  22/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho refere-se ao estágio supervisionado em serviço social I, na instituição Paroquia do Sagrado Coração de Jesus – Obras Sociais, no momento de observação e conhecimento da realidade sócio institucional. 

Quanto ao Serviço Social, são os projetos que vão além do pão de cada dia. Iniciativas comunitárias, projetos assistenciais, cooperativas, entidades para-eclesiásticas que visam ao crescimento, restauração e recuperação do ser humano. Proporcionar profissão para uma pessoa, educação, condições de documentação, enfim, tudo que possa ajudá-la a se ajudar.  A Igreja têm vários projetos de Serviço social que estão tendo boa repercussão na sociedade. O Serviço social objetiva solucionar as mais graves necessidades humanas, dando-lhe condições de redirecionar sua trajetória pessoal.

As Obras Sociais trabalha em locais com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento sócio assistencial de famílias. A elaboração da caracterização sócio institucional tem por objetivo observar o trabalho de apoio oferecido as famílias carentes e em situações de vulnerabilidade, no planejamento e execução das políticas sociais voltadas para o desenvolvimento da comunidade de acordo com resultados de estudos sócio econômico realizado.

Através de pesquisas e relatos, foi possível descrever um pouco a contextualização histórica, a estrutura organizacional e compreender os objetivos institucionais destacando os atendimentos realizados pelo Projeto como prioridade a proteção social básica. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

.


DESENVOLVIMENTO

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓTICA

O município de Goianésia, é um município brasileiro do estado de Goiás encontra-se localizado na região do Vale São Patrício, numa área de 1.700,90 quilômetros quadrados, distante de Goiânia (capital do Estado) 170 quilômetros e de Brasília (capital federal) aproximadamente 208 quilômetros. O município possui um distrito, Natinópolis, e cinco povoados: Juscelândia, Cafelândia, Morro Branco, Barreiro (Limoeiro) e Campo Alegre. O Censo 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicou que Goianésia tem 65 767 habitantes.

Sua história começou com um pequeno povoado fundado em 24 de junho de 1953 por Laurentino Martins Rodrigues, com a participação de vários colaboradores. A cidade vem se destacando como um importante polo de produção sucroalcooleira, tanto no cenário regional como no cenário nacional. Há três importantes usinas de álcool e açúcar: Goianésia (inicialmente chamada Monteiro de Barros e fundada em 1961), Jalles Machado (fundada em 1980) e, a mais recente, Codora (Unidade Otávio Lage). A cidade possui outras grandes empresas como a GOIALLI (Goiás Alimentos) e a Vera Cruz. Apesar dessa grande força no campo industrial, há, atualmente, uma notável diversificação da economia, com destaque para o comércio.

Atualmente Goianésia é administrada pelo Prefeito Renato de Castro e dispõe para administração da cidade uma prefeitura localizada na Rua 33 Rua 33 nº 453 - Praça Cívica – Setor. Com uma administração participativa voltada para o campo social, buscando beneficiar todas as pessoas que necessitam de assistência.

2.2 CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

A Paroquia do Sagrado Coração de Jesus teve inicio em dezessete de agosto de dois mil e onze, situada na Praça Dimas Carrilho – Bairro Carrilho, hoje as Obras Sociais da Igreja é coordenada pelo Padre Kleber. Sua equipe de trabalho tem como objetivo promover o desenvolvimento social de todos os segmentos da população, implantando uma política de valorização do ser humano, sua integração à sociedade e o exercício da cidadania.

As Obras Sociais, no começo contava com apenas uma sala na igreja e uma funcionária para atender as questões sociais da igreja. Dessa forma foram surgindo novos sonhos devido a necessidade de ofertar outras ações de proteção sociais para atender a comunidade, e a partir daí houve varias conquistas , tendo grande evolução com o passar dos anos. Hoje as Obras Sociais se encontra bem instalada dentro da Paróquia com boa estrutura física, contendo sete repartimentos, sendo uma sala para recepção, uma sala para atendimentos individualizados com a assistente social, uma sala para atendimento com a psicóloga, uma sala usada pelo gestor das Obras Sociais, cozinha e dois banheiros, tendo também uma área externa coberta. Conta com uma equipe sete funcionários: O gestor da Paroquia, Padre Cleber Alves de Matos, Assistente social, Marly Portilho de Lima, uma coordenadora, uma secretaria, uma recepcionista, duas auxiliares de serviços gerias.

Tendo como objetivo, o desenvolvimento de ações de apoio e acompanhamento das famílias, ampliando e garantindo as políticas sociais a quem necessita, na contribuição para prevenção e enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social.

                                     É por meio das Obras Sociais que a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, promove as famílias em todas as suas potencialidades, especialmente dentro dos seus princípios da doutrina católica, reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância da presença de ações sociais, bem como identificam e estimulam as potencialidades, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

                               A caracterização da população, apesar de ter opções de trabalho nos comércios, nas usinas, ainda assim tem muitas pessoas desempregada, até mesmo em situação de rua no município, acarretando com isso muitos problemas responsáveis pelas desigualdades sociais, como o uso de drogas o que muitas vezes expõe crianças, adolescentes, mulheres e idosos as situações de riscos, permitindo que muitas crianças e adolescentes fiquem expostos ao abandono, uso de drogas, violência, exploração sexual, gravidez na adolescência, riscos que podem se tornam mais um problema na sociedade.

A realidade do município revela uma população vitima das desigualdades sociais com renda per capita abaixo do ideal, buscando apoio junto ao serviço social da Paroquia para suprir suas necessidades. A instituição atende 80 famílias divididas em 04 grupos, que além do atendimento em grupos também são realizados atendimentos individualizados, Psicológicos, Socioeconômicos entre outros para encaminhamentos a outras instituições.

  1. OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

A instituição tem por objetivo, de promove prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com