TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COSMOVISÃO

Por:   •  22/4/2019  •  Seminário  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 6

1. COSMOVISÃO PESSOAL

        Cada um de nós possuímos uma interpretação de como é o mundo, sendo essa interpretação moldada por nossos valores, crenças e nossos questionamentos de cada dia. Assim, todos nós temos nossa cosmovisão, que podemos entender que é a forma como vemos o mundo em que vivemos, sendo diferente de pessoa pra pessoa. A cosmovisão é como nossas lentes visuais, pois a partir delas interpretamos e julgamos o que não nos é certo ou que é fora da nossa realidade.

        E para definir a cosmovisão pessoal precisamos estudar e entender vários parâmetros, que são: Divindade, Universo, Conhecimento, Ética e Homem.

1.1. DIVINDADE

        Em minha vida existe uma divindade, apenas um Deus que é dividido em três (Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo), e Ele é bom o tempo todo, independente do que possa a vir a acontecer em minha vida. É um Deus pessoal, Ele sabe de todas as coisas e conhece o coração de cada um de nós. Sabe de todos nossos medos e vontades, pois Ele tudo pode, é onipotente, possui conhecimento de todas as coisas e de tudo que se passa no universo, pois é dele todas as vontades.

 

1.2. UNIVERSO

        Deus criou o universo por Sua própria vontade, e o criou de acordo com Seu propósito. Ele tem total conhecimento de todas as coisas e tudo que nele habita.

        O universo é autocontido, pois tudo que nele acontece pode ser explicado por coisas que aconteceram dentro dele mesmo. É grande e vasto, nele habitam todas as criaturas que existem. Deus quando criou nosso universo não se esqueceu de nada, pensou em todas as coisas. Pensou no homem que foi criado a sua imagem e semelhança, criou a mulher para que o homem não se sentisse só e ter uma companheira, criou os animais, as plantas, o ar a terra e tudo que temos.

        A criação do universo é um milagre, um grande milagre, que nos proporcionou a vida, a família, o alimento e tudo que nos cerca.

1.3. CONHECIMENTO

        O conhecimento é relativo, pois a maioria das coisas que se sabe atualmente, são diferentes das coisas que compreendíamos à uns 20 anos atrás. O que é bom para uns pode não ser tão bom para outros.

        O conhecimento é adquirido com aprendizado sobre todas as coisas e diariamente, através de nossas experiências, da nossa razão e pensamento.

        Como conhecemos nossa divindade? Desde que começamos a ter noção de vida, começamos a entender quem é Deus, o que pode variar de pessoa pra pessoa.

        Deus sempre esteve presente em minha vida, minha família sempre introduziu espiritualidade em nossa casa, onde Deus é um ser bondoso, presente, correto, justo e alegre. Uma forma de poder conhecer Deus é estudar a bíblia, ter uma religiosidade, e buscar seguir todos os caminhos do bem.

        Dos vários tipos de conhecimento que são Científico, Filosófico, Teológico e Popular, podemos extrair a “verdade absoluta”. Mesmo o científico, que é quele que é analítico e consistente, por várias vezes é falho, e pode ser substituído por outro estudo e assim por diante.

1.4. ÉTICA

        Entendo que ética é a minha consciência sobre meus atos perante Deus e a sociedade.

        As leis morais que regem a conduta de cada um de nós gira em torno da formação de um “homem de bem”, são nossas atitudes e comportamentos que vão moldar nossa ética. É a bondade, nossa capacidade de se colocar no lugar do próximo, nossa fidelidade entre tantas outras características que nos levam a entender os mandamentos de Deus, do amor de Deus e do amor ao próximo.

        Essas tais lei da moral são distintas de pessoa para pessoa, a moralidade e a ética são subjetivas, e de fáceis variações, dependendo de cada indivíduo, de sua cultura e época da vida.

        As preferências pessoais não devem ser colocadas acima do consenso da maioria, mas sempre existem poréns. Tem que haver um bom senso sobre o que é certo e o que é errado. Mas quem de nós é bom o suficiente para distinguir o certo do errado e julgar aqueles que não agem de acordo com nossa conduta? Nenhum de nós. Por isso o importante é seguir as leis da moral estabelecidas por Deus, só Ele é capaz de definir o que é certo e o que é errado em nossas vidas. E principalmente seguir Seu primeiro mandamento, Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao teu próximo como a si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com