TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Feitiçaria e Veneno

Por:   •  10/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 10

Miguel Domingos Boa

Faculdade de Ciências da Saúde  

TRABALHO DE EPISTEMOLOGIA

FEITIÇARIA E VENENO

        

Luanda, Abril de 2017

[pic 1]

[pic 2]

ÍNDICE

RESUMO        3

INTRODUÇÃO        4

OBJECTIVOS        5

A FEITIÇARIA        6

OUTRAS FORMAS DE FEITIÇARIA        6

FEITIÇARIA NOS RITUAIS AFRICANOS        9

O VENENO        10

CONCLUSÃO        11

PROPOSTA        12

BIBLIOGRAFIA        13

[pic 3]

RESUMO

A vida social é articulada em torno de uma evanescente lógica cultural, sendo tecida “pela memória, pela palavra oralizada, habito e costume dos seus povos. É com esta compreensão de relações do sujeito com sua cultura e natureza que pretendemos, neste trabalho, a partir de dados extraídos de obras literárias e publicações de em paginas de internet, tecer reflexões acerca da “feitiçaria e o veneno”. As reflexões aqui apresentadas podem ser parte de uma discussão mais ampla que seus autores pretendem, no futuro desenvolver. A feitiçaria e o veneno é um modo sociocultural de cujo espaço encontra-se no interior de um sistema cosmológico que postula a existência e actuação de forças não humanas sobre os indivíduos. Desta forma, o tema “feitiçaria e o veneno” interessa-nos, especialmente, pelo sentido de causa e efeito, porque é neste domínio que se pode verificar os mecanismos socioantropologicos que o regem e que, pensamos nós, instruem os princípios de dinâmicas sociais nos ambientes em que estas crenças mágicas são movimentadas e manifestadas no comportamento social sob a égide de uma mentalidade religiosa.

INTRODUÇÃO

Estamos finalizando no século XXI. Um período onde cada mais média é dominada por sagas mitológico-fictícias, ou seja, são produções, quer interpretadas por pessoas físicas ou desenhos animados, que retratam mitos de vários povos envoltos em uma ficção de alto nível. Aos olhos de nossa sociedade, são apenas grandes produções e mera ficção - destinadas ao laser comum da colectividade. Mas será que existe algo de real nessas ficções? Os mitos e lendas da antiguidade foram reais? Ou se o foram, até que ponto o foram? Os poderes ocultos são apenas ilusões de seus hábeis mágicos que dominam a arte do ilusionismo?

O presente trabalho apresenta um pequeno estudo sobre esse respeito através de escritos em obras literárias e publicações em sítios da internet.

OBJECTIVOS

Objectivos Gerais

  • Estudar o fenómeno feitiçaria
  • Definir a diferença entre feitiçaria e feitiço

Objectivos Específicos

  • Definir a feitiçaria
  • Determinar as diversas formas de feitiçaria
  • Propor a postura que cada um de nós deve assumir diante da feitiçaria
  • Avaliar a posição da bíblia sagrada diante da feitiçaria

A FEITIÇARIA

A feitiçaria hoje em dia é algo apresentado como um mundo de ilusões e recheado de encantos, brincadeira ou terror e assombro. Mas na realidade o que é a feitiçaria?

A feitiçaria é o ato praticado pelo feiticeiro o qual realiza seus feitiços com finalidades e propósitos diversos dependendo de seus intentos. Várias palavras aludem a feitiçaria e estaremos abordando cada uma de maneira que possamos ter uma real compreensão de suas pretensões.

A feitiçaria, chamado também de bruxaria (e que engloba macumba, candomblé e várias outras práticas) é o uso do sobrenatural para manipular pessoas ou acontecimentos. Pode envolver a invocação de espíritos, consultar os mortos e lançar feitiços (ou “fazer trabalhos”). Quando uma pessoa pratica feitiçaria está se envolvendo com demónios, muitas vezes disfarçados como espíritos bons. Pode parecer inofensivo mas é muito perigoso porque é se pôr debaixo do poder do demónio. Não há demónios bons, trabalham todos para o diabo e o seu objectivo é destruir.[1] 

A Bíblia deixa muito claro que não deve nos envolver com bruxaria de maneira nenhuma.[2]  É também notória a falta de informação na Bíblia sobre as práticas dos feiticeiros naqueles tempos, porque os autores nem queriam guardar sua memória para ninguém voltar a fazer. Ou servimos a Deus ou servimos ao diabo.  Quem pratica feitiçaria está debaixo do domínio do diabo. Mas Deus é muito mais poderoso que o diabo e destruiu o seu poder quando enviou Jesus para morrer na cruz.[3] Se você está envolvido com algum tipo de feitiçaria e quer deixar, basta aceitar Jesus como seu salvador e único senhor da sua vida, rejeitando toda a obra do diabo.

OUTRAS FORMAS DE FEITIÇARIA

Para além da forma de feitiçaria propriamente dito conforme abordado acima, ela, a Feitiçaria, pode ser encontrada sobre vários nomes e aspectos. Neste trabalhado vamos destacar algumas destas outras formas de feitiçaria e suas características distintas:

Pitonisa

Uma pitonisa era como se chamavam as pessoas que exerciam os oráculos na antiga Grécia, dentre elas nós temos a famosa pitonisa do Oráculo de Delfos onde Sócrates foi consultar a respeito da sabedoria. A pitonisa - significa profetisa, bruxa, cartomante.".[4] Píton, na mitologia grega, é uma serpente gigantesca, que nasceu do lodo na Terra após o grande dilúvio. Foi mandada por Hera para perseguir Leto. A serpente foi morta a flechadas por Apolo.[5] 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com