TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Força Politica E As Demandas No Contexto Da Elaboraçãoda Lei 8.662

Ensaios: A Força Politica E As Demandas No Contexto Da Elaboraçãoda Lei 8.662. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 9

1. APRESENTAÇÃO

A pesquisa enquanto dimensão formativa para o Serviço Social possui grande importância e relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado a atender as necessidades postas cotidianamente. A profissão de Serviço Social desenvolveu em sua origem uma postura assistencial e messiânica, voltado para atender as demandas imediatas da população menos assistida pelo poder público, postura tal, embasada no conservadorismo, ainda presente nas atitudes profissionais.

Assim sendo, o assistente social na sua atuação profissional precisa aprimorar os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa como pratica diária de trabalho. Pois, só relacionando a teoria com a pratica é que podemos capacitar um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho.

A profissão de Serviço Social é considerada uma profissão interventiva e por este motivo a pesquisa adquire uma grande relevância no processo de formação acadêmica. A pesquisa é entendida como um instrumento de desvendamento da realidade, um pressuposto que ilumina a leitura da realidade para possíveis propostas de intervenções.

Uma pesquisa é um processo de construção de um conhecimento ou de um saber com dois objetivos: - Gerar novos conhecimentos

-Confirmar ou desconstruir um conceito já existente.

Como fator resultante de uma pesquisa, temos um rico processo de aprendizagem, que ocorre numa via de mão dupla: traz benefícios tanto para quem desenvolve e aplica a pesquisa e para a sociedade/grupo/comunidade pesquisada. A pesquisa pode construir o conhecimento científico, isto por que ela favorece a ruptura do senso comum e gera um novo conhecimento com base em fundamentos teóricos relevantes construídos com base em uma metodologia adequada. Este conhecimento científico é transmitido de forma lógica, racional, através de processos formais de aprendizagem.

Busca explicar o “por que” e “como” os fenômenos ocorrem para evidenciar fatos correlacionados em uma visão mais globalizante do que a relacionada com um simples fato. Tal passagem do senso comum para o conhecimento científico caracteriza-se pela adoção de alguns elementos, tais como: definição de um referencial teórico que permita uma visão de conjunto, pois este dá sustentação ao profissional para desenvolver sua prática [...]. É necessária também, a definição de um caminho para chegar a um método e é maior que a metodologia (LOPES, 2008, p. 16).

Estamos falando em métodos e metodologia. Esses dois conceitos são iguais? Se não, qual a diferença?

- O método é desenvolvido pela razão, pelo entendimento, pela problematização e exige – de quem o desenvolve – conhecimentos relativamente profundos nas teorias correlacionadas.

- A metodologia está mais preocupada com o como fazer, como operacionalizar a pesquisa que será calcada na fundamentação teórica do método. Podemos ainda definir pesquisa como sendo o processo estruturado em função de um problema.

Em todas as profissões a pesquisa é um elemento fundamental e não é diferente no caso do assistente social. É através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade, visando melhorias da condição de vida daquela população. Para tanto o espírito investigativo do pesquisador deve estar presente, ele deve ter – na sua essência – a curiosidade, a vontade de ir além, de saber mais.

Há quem diga que pesquisar é dialogar com a realidade. Neste processo os pesquisadores têm contato como passado e o presente num movimento dialético, o qual os permite adentrar no tempo e na história para entender a totalidade do objeto estudado identificando como este chegou a ser e ainda assim poder prescrever o que será.

Assim, a pesquisa na graduação além de proporcionar um conhecimento que ultrapassa a barreira do imediatismo, permite que o aluno possa unir formação com capacitação revendo a possibilidade de novas posturas a serem assumidas diante das complexas mazelas sociais, podendo desvelar novos rumos para o exercício profissional.

Não somos, de fato, a solução para os problemas da humanidade, mas somos partes moventes e movidas de uma totalidade que se constrói dialeticamente, e temos a possibilidade intervenção social, que se realiza mediante escolhas. Então, se depois de se apropriar do conhecimento acadêmico específico do curso e ter suas potencialidades investigativas aguçadas, e conhecer essencialmente a forma de produção e reprodução da miserabilidade humana, for capaz de dizer que não existem possibilidades de mudar a realidade cotidiana concreta, sinto muito informar-lhe que não compartilho de sua opção ética, política e teórica.

2. JUSTIFICATIVA

A LDB 9394/96 traz o conceito de educação como sendo além da educação formal pois, é na família que a criança construirá valores que serão incorporados ao longo da vida e onde ocorre o primeiro processo de socialização que lhes permitirá traçar caminhos futuros. A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003; Kreppner, 1992, 2000).

Como a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de um dado grupo social, ela será um parceiro a mais na busca pelo cumprimento da nossa função social e nos ajudará a cumprir com a nossa meta, cada um fazendo o que lhes é de direito, de modo que o membro familiar desenvolver em todos os aspectos da vida pessoal, profissional e ter sucesso, pois, nossa meta é fazer com que a família viva de modo armonioso e saiba exercer seus direitos e cumprir seus deveres assim se tornando um bom cidadão.

3. TEMA

“FAMÍLIA ATUAL”

A pesquisa pretende oferecer mais subsídios para o entendimento sobre as famílias como todo, em casas vivido como base familiar e na sociedade, procurando não apenas mostrar a desestrutura mais também como principal pilar ara o ser humano. Mostrar as estratégias das famílias, das comunidades e das crianças e adolescentes para viver em meio à pobreza, é ressaltar o entendimento da situação que vivenciam, e enfatizar o lugar de ator social e não apenas de vítimas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com