TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRANDE DEPRESSÃO DE 1929

Trabalho Universitário: A GRANDE DEPRESSÃO DE 1929. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.827 Palavras (12 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE TIRADENTES

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A GRANDE DEPRESSÃO DE 1929

Trabalho apresentada à Universidade Tiradentes, como requisito para a disciplina História Econômica Geral.

Alunos: Elivaldo Lima Cruz; Eronildes Elias dos Santos Junior; Marcus Vinicius Ferreira da Conceição; Maria josé ; Alessandra Campus.

Professor: Eurilio Pereira Santos Filho

ARACAJU

2012

I – INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo o estudo do momento histórico denominado de a Grande Depressão, mundialmente conhecida como a Crise de 1929, que teve seu início carimbado em 24 de outubro de 1929, a chamada quinta-feira negra.

Embora o início da Grande Depressão tenha se dado em 24 de outubro de 1929 acontecimentos anteriores criaram o cenário para o seu surgimento. Desde junho de 1929 a economia já havia sofrido uma leve recessão com a baixa da produção industrial americana.

No contexto histórico anterior a crise de 1929 tinha-se uma super produção, excesso de produção com aumento de estoque e um baixo poder de compra do consumidor. Com isso as empresas ficaram sem compradores e sem compradores não havia o lucro.

Posteriormente, deu-se início ao desemprego, baixos salários, desequilíbrio na distribuição de renda, ocasionando assim uma baixa aquisição de bens.

Como consequência dos fatos acima narrado as empresas passaram a acumular dividas e no dia 29 de outubro de 1929 deu-se o pânico na Bolsa de Valores de Nova Iorque, momento em que 13 milhões de títulos foram cedidos e cerca de 16 milhões de ações foram postas a venda no mercado.

Neste ínterim, o excesso de ações à venda e a falta de compradores fez com que o preço das ações decaíssem cerca de 80% (oitenta por cento) em relação os valores dos meses anteriores. Milhões de pessoas perderam somas consideráveis de dinheiro e pessoas que colocaram seus investimentos em ações perderam tudo o que tinham.

A Crise de 1929 não atingiu somente a economia, mas diversos outros setores, como o social, demográfico, psicológico, cultural, dentre outros, sendo até os dias atuais fonte de estudo de historiadores, economistas, cientistas e políticos.

Várias teorias se propuseram a discutir as causa da Grande Depressão. Dentre as causas mais apontadas temos: a chamada “Quebra da Bolsa de Valores”; a decisão de Winton Churchill em querer fazer com que o Reino Unido voltasse a usar o padrão-ouro de 1925 nas suas trocas comerciais causando assim uma grande deflação no Império Britânico; a recuperação da Europa após a Primeira Guerra Mundial que gerou uma diminuição das importações de produtos das indústrias norte-americanas passando os Estados Unidos a não ter a quem vender ocasionando o colapso do comércio internacional.

Como será abordado neste trabalho, a Grande Depressão teve início nos Estados Unidos, porém atingiu diversos países, incluindo os países Europeus e o Brasil, gerando efeitos positivos e negativos.

II – ANTES DA CRISE

III - A VIDA DURANTE A GRANDE DEPRESSÃO

A Crise de 1929 afetou drasticamente diversos setores da economia, bem como a coletividade em geral.

Para a população inicialmente com a crise veio o desemprego em massa. Como consequência do desemprego temos o aumento da pobreza. Muitos ficaram desabrigados, pois já não tinham como pagar os alugueis ou prestações das casa onde moravam.

Sem fonte de renda e sem moradia, algumas famílias se mudaram para casas de parentes e outras se instalaram em favelas em condições precárias.

Em alguns países, como os Estados Unidos e Canadá, foi afetada a indústria agropecuária, fazendo com que muitos fazendeiros se endividassem e gerasse um êxodo do campo para a cidade da população agrícola. No entanto, como as cidades já sofriam as consequências da crise com o desemprego e pobreza, os imigrantes vindo do campo tentavam juntamente com a população local superar a depressão, porém inicialmente em condições de muitas dificuldades com moradia, emprego e alimentação.

Aliado a isto temos diversos conflitos políticos, preparando uma plataforma para a Segunda Guerra Mundial em 1939.

É importante destacar, que as consequências da Grande Depressão foi diversificada em cada país. Note-se que naqueles países que conseguiram manter os empregos, ainda que com cortes nos salários, ou que possuíam poupanças, a deflação gerou uma queda nos preços dos produtos de consumo.

Mesmo diante da crise, alguns setores negociais prosperaram durante esta época, como a cinema e indústria do entretenimento norte-americana.

As pessoas que viveram a Grande Depressão tiveram que buscar novas perspectivas de vida para superar as adversidades.

IV- PAÍSES E SETORES ENVOLVIDOS NA GRANDE DEPRESSÃO

Os efeitos da Crise de 1929 atingiram diversos países, tendo em cada um deles contorno diferenciados, conforme passaremos a expor.

4. 1 - ESTADOS UNIDOS

Os Estados Unidos foi o país que sofreu maior impacto durante a depressão de 1929, pois sua economia estava em pleno desenvolvimento após a primeira guerra mundial, mantendo 42% da produção industrial global, sendo considerado o credor do mundo.

A partir de 1925 a tendência de crescimento norte-americano se inverteu. O dinheiro foi retirado dos investimentos de setores produtivos, como a indústria, para serem investidos no mercado de ações.

Em outubro de 1929, percebendo a desvalorização das ações de muitas empresas, houve correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com