TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hipertensão

Por:   •  21/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Texto2: Fatores associados à não-adesão ao tratamento com anti-hipertensivos em pessoas atendidas em unidades de saúde da família.

        As doenças dos aparelhos circulatórios foram responsáveis pelo sistema único de saúde (SUS). A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a causa direta da morbidade e mortalidade por doenças do aparelho circulatório, estudos em 35 países comprovam que 30% da população adulta, com predominância no sexo masculino podem ter hipertensão arterial.  
        O controle da HAS depende do estilo de vida que cada pessoa leva em relação a pratica de atividades físicas, combate ao tabagismo, controle de consumo de álcool e quando necessário o uso regular de medicamentos.
        Os serviços de saúde da família no Brasil são responsáveis pela assistência a milhões de pessoas com Has, estudos analisaram 109 pacientes que fazem o tratamento em amostra na unidade de Florianópolis, Santa Catarina obtiveram os resultados de 68% não-adesão utilizam contagem manual de comprimidos, e 54% não-adesão entre hipertensivo.
        A não-adesão é considerada um fenômeno complexo e multideterminado, que tem como objetivo nesses estudos analisar a associação de múltiplos fatores sócios-econômicos pessoais e do tratamento medicamentoso que não são aderidos em pessoas com HAS.
        Resultados de estudos em diversas pessoas hipertensivas comprovam que quanto menor o tempo da doença, maior a não-adesão e o abandono. A hipertensão arterial é uma doença crônica de longa duração, e na maior parte do tempo assintomática, que induz muitas pessoas a não se reconhecerem como portadores da doença. Além disso, dependendo da situação clinica existe a não-indicação de terapêutica medicamentosa, ou seja, quando ocorre o abandono rapidamente do tratamento.
        Aos profissionais e gestores que participam da Estratégia Saúde da Família fica o desafio de propor e executar abordagem coletivas e individuais na enfermagem e nas visitas ao agentes da saúde para melhorar a adesão, isso ocorre na busca ativa de unidades por pessoas com baixa frequência a hospitais e medicamentos para quem tem limitação de locomoção ou trabalha durante o dia todo, a implantação dos profissionais do Apoio a Saúde da família (NASF) também podem contribuir para melhorar a adesão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com