TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Das Sociedades Anônimas

Casos: A Importância Das Sociedades Anônimas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância da Sociedade Anônima no Cenário Corporativo Brasileiro

Sociedade Anônima é uma forma de constituição de empresa na qual seu capital social se encontra dividido em ações que podem ser movimentadas livremente ou vendidas, onde seus lucros devem ser distribuídos pelos seus acionistas.Regida pela Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das SA), prevê que “A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas”. Em relação a sua natureza jurídica, podemos afirmar que a Sociedade Anônima constitui pessoa jurídica de direito privado, nos termos do art. 16, II, do Código Civil atual, mesmo que constituída com capitais públicos, em todo ou em parte (Sociedades de Economia Mista), e qualquer que seja o seu objeto, ela será sempre mercantil e se regerá pelas leis do comércio. (Art. 2º (segundo), parágrafo 1º (primeiro) da Lei 6.404/76). Quando entrar em vigor o novo Código Civil (em janeiro de 2002) a Sociedade Anônima será uma SOCIEDADE EMPRESÁRIA, independentemente de seu objeto (art. 982, parágrafo único).

Principais características da Sociedade Anônima:

a) é uma sociedade de capitais.

b) divisão do capital em partes iguais, em regra, de igual valor nominal – ações. É na ação que se materializa a participação do acionista;

c) responsabilidade do acionista limitada apenas ao preço das ações subscritas ou adquiridas.

d) As ações podem ser livremente vendidas, o que gera uma constante mudança no quadro de acionistas.

e) possibilidade de subscrição do capital social mediante apelo ao público;

f) uso exclusivo de denominação social ou nome de fantasia;

Por fim, a Sociedade Anônima deverá ter uma estrutura organizacional composta de: ASSEMBLÉIA GERAL, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (facultativo em caso de Companhia Fechada), DIRETORIA e CONSELHO FISCAL, que terão, além das atribuições fixadas na Lei 6.404/76, aquelas determinadas no ESTATUTO SOCIAL.

Importância das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro

A importância da sociedade anônima e que se alguém que não dispõe de recursos básicos para fundar uma empresa pode se juntar com outra pessoa física e formar uma pessoa jurídica ou seja, abrir uma empresa , segundo o código civil da uma noção de o que seria uma sociedade " Quando uma ou mais pessoas se juntam assinam cotratos de sociedade e contribuem igualmente com bens ou serviços para o funcionamento da empresa e a divisão, entre si, dos resultados ou lucros”, mas os sócios não necessariamente empresários da empresa ele só são donos da empresa, que também tem bens distintos, mas se essa pessoa jurídica cair em inadimplência os sócios terão de arcar com divida, mas só é necessário executar os bens dos sócios quando os bens da empresa não são suficientes para quitar as dividas.

Na sociedade anônima os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com