TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Cultura e Educação na Sociedade

Pesquisas Acadêmicas: A Importância da Cultura e Educação na Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE

Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura/Artes Visuais (Turma 0181)

30/06/2014

RESUMO

O trabalho de pesquisa intitulado de “A Importância da Cultura e Educação na Sociedade”, foi desenvolvido a partir de leitura em livros e pesquisas na internet que fomentassem o referencial teórico para que se pudesse compreender, numa visão macro, o tema proposto. Este estudo tem caráter fundamentado com os pesquisadores Paulo Freire, Edgar Durkhein Morin e Leandro Konder e outros. Concomitantemente, a importância da cultura, educação na sociedade é fundamental para o ser humano desenvolver habilidades que o leve a vivenciar sua própria cultura e educação, que tem a finalidade de promover mudanças desejáveis e permanentes nos indivíduos onde esta, favorece o desenvolvimento integral do homem e da sociedade, além de fortalecer a identidade social e pessoal do indivíduo.

O propósito é de fomentar uma reflexão sobre “A importância da cultura, educação na sociedade”.

“A educação não é preparação nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver, é crescer.” (DEWEY, 1971;29).

Palavras chaves: cultura, educação e sociedade.

INTRODUÇÃO

Para escrever a respeito do tema deste trabalho, a pesquisadora precisou, previamente, ler a respeito do tema a fim de compreendê-lo melhor para posterior contextualização e a partir daí informa-se que as oportunidades que a vida oferece ao ser humano desenvolvem seu potencial criativo, dando-lhe emoção e prazer, atendendo assim necessidades, anseios, percepções e motivações.

O objetivo deste trabalho é percorrer trajetória dos diferentes desenvolvimentos teóricos sobre a cultura, educação e sociedade.

Delimitaremos o conceito de Cultura, Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade, para considerar as abordagens que dão conta da relação cultura, educação e sociedade e ver quais fatores sociais, culturais intervém nos processos educativos.

Nesta primeira parte, veremos os principais tópicos dos clássicos do pensamento social. Na segunda parte trataremos as questões mais significativas e os tratamentos diversos à importância Cultura e Educação na sociedade.

DESENVOLVIMENTO

Falando em educação, sabemos que ela possui um impacto em todas as áreas de nossa vida. A educação é um direito fundamental que garante o desenvolvimento, social, econômico e cultural. O direito à educação de qualidade é básico pois assegura o cumprimento de outros direitos.

A educação combate a pobreza, pois quanto mais estudo as pessoas tiverem, mais oportunidades terão no mercado de trabalho.

Uma educação de qualidade melhora e faz crescer e economia de um país.

A educação e a sociedade estão muito ligadas, pois são elas a causa e consequência das mudanças que ocorrem no mundo e das novas tecnologias.com apoio em obras maravilhosas de autores como Edgar Morin e Leandro Konder, que retratam em suas obras a relação entre educação e sociedade, as quais sempre fizeram e farão parte da realidade.

A historia de toda a sociedade até hoje é a história de luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burguês da corporação e oficial, há classes que dominam e classes que são denominadas.

A educação para Durkheim, expressa uma doutrina pedagógica, que se apoia na concepção do homem e sociedade, onde o processo educacional caminha através da família, igreja, escola e comunidade. Ele parte do ponto de vista que o homem é egoísta, e precisa ser preparado para a vida na sociedade.

Para Durkheim a educação é considerada um fato social, onde os conteúdos da educação são independentes das vontades individuais, são normas e os valores desenvolvidos por uma sociedade ou grupo social em determinado momento histórico.

“A educação não é preparação nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver, é crescer.” (DEWEY, 1971; 29)

A CULTURA E A EDUCAÇÃO

A escola por sua vez tem o privilégio de ser o local da apropriação do conhecimento, embora não seja o único na sociedade. Existe ainda um conhecimento vindo da internet e das tecnologias hoje disponíveis, assim como de equipamentos e projetos culturais conduzidos por organizações não governamentais.

No Brasil, há diversos projetos direcionados por várias ONGS que são de suma importância no sentido de levar as crianças e jovens alternativas à indústria cultural e à grande mídia, e de ampliar seu universo por meio do resgate de tradições culturais que eles ouviram em suas famílias ou que vivenciaram nos campos das artes plásticas, teatro, música, literatura e comunicação.

A princípio a educação tem a finalidade de promover mudanças desejáveis e permanentes nos indivíduos e esta vem favorecer o desenvolvimento integral do homem e da sociedade. E pela educação que a cultura e a humanidade são transmitidas, conservadas e transformadas. A escola é um espaço em que produzimos, transmitimos e criamos cultura.

Entre as décadas de 50 e 60 surge no Brasil o debate sore as relações entre cultura popular e escola pública, a partir do método Paulo Freire e de outros movimentos de educação popular. Observamos que a realidade educacional, social e cultural do Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com