TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DO MULTICULTURALISMO

Projeto de pesquisa: A ORIGEM DO MULTICULTURALISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  1.788 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A ORIGEM DO MULTICULTURALISMO

Segundo Gonçalves & Silva (2006), o multiculturalismo teve origem em países nos quais a diversidade cultural é vista como um problema para a construção da unidade nacional. Nestes países, essa construção tem sido realizada através da imposição a todos os membros da sociedade de uma cultura dita superior, através de processos autoritários. Assim, o multiculturalismo aparece como princípio ético na orientação da ação dos grupos culturalmente dominados, aos quais foi negado o direito de preservarem suas características culturais. No início, os movimentos multiculturalistas expressavam exclusivamente a reivindicação de grupos étnicos. Silva & Brandim (2008) discutem a origem do multiculturalismo como movimento teórico e prática social. Segundo essas autoras, o multiculturalismo emerge na metade do século XX em território estadunidense e inicialmente, constitui-se desvinculado dos sistemas de ensino, incorporado na sua maioria pelos movimentos sociais, especialmente os grupos culturais negros. O eixo orientador do movimento é o combate ao racismo e as lutas por direitos civis. Os precursores do multiculturalismo no meio acadêmico foram professores(as) , doutores(as) afro-americanos(as), docentes universitários(as) na área dos Estudos Sociais que trouxeram, por meio de suas obras, questões sociais, políticas e culturais de interesse para os(as) afrodescendentes.

A partir dos anos 70, há um relativo avanço nas lutas multiculturalistas, à proporção que os Estados Unidos instituem, à custa das pressões populares, políticas públicas em todas as esferas de poder público, visando garantir igualdade de oportunidades educacionais, de integração e justiça social a grupos culturais diversos, tais como os não-brancos, do sexo feminino, deficientes, alunos(as) de baixa renda etc. Nos anos 80 e, especialmente, nos anos 90, são fortalecidos os estudos sobre o multiculturalismo em decorrência da ampliação da influência dos estudos sobre as diferentes culturas no discurso curricular, que valoriza o hibridismo, a pluralidade e as diferenças culturais.

Esse cenário de abordagem sobre o multiculturalismo, iniciada nos Estados Unidos vai ultrapassando territórios e fronteiras, chegando também ao Brasil.

Assim como nos Estados Unidos, o multiculturalismo no país nasce nas primeiras décadas do século XX sob a iniciativa dos movimentos negros. Mas, diferentemente do que ocorreu em território norte-americano, os debates não contaram inicialmente com a adesão das universidades, o que vem a ocorrer somente a partir dos anos 80 e, sobretudo, dos anos 90 em diante. Convém esclarecer que as lutas e os protestos culturais de grupos afro-brasileiros só conseguiram ampliar as alianças a partir dos anos 50, ocasionados por fatores tais como o fim do isolamento dos movimentos brasileiros em relação aos movimentos de libertação racial em outros países, a criação de organizações de reivindicação do movimento negro no País (como a Associação dos Negros Brasileiros - ANB, a Convenção Nacional do Negro Brasileiro - CNNB, a União Nacional dos Homens de Cor - UNHC e a criação do Teatro Experimental Negro - TEN); e a atuação de organizações internacionais como a ONU. Gonçalves & Silva (2006, p.29) afirmam que “o multiculturalismo não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com