TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Sociologia E Suas Características Enquanto Disciplina Dedicada A Estudar O Homem Cientificamente.

Dissertações: A Origem Da Sociologia E Suas Características Enquanto Disciplina Dedicada A Estudar O Homem Cientificamente.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 3

A origem da Sociologia e suas características enquanto disciplina dedicada a estudar o homem cientificamente.

A Sociologia, através de seus métodos de investigação científica, procura compreender e explicar as estruturas da sociedade, criando conceitos e teorias a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.

A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. É uma ciência que se pode considerar recente, tendo a sua origem após as transformações sociais originadas pela Revolução Francesa e Revolução Industrial (séc. XVIII e XIX).

A Revolução Francesa foi um marco na História Moderna da Civilização. Na época, a França era um país de extrema injustiça e desigualdade onde vigorava a lei do Antigo Regime. O rei governava com poderes absolutos e impunha impostos excessivos para os camponeses a fim de sustentar toda a nobreza e, além disso, o regime feudal impedia uma exploração eficiente da terra. Inevitavelmente, o nível de insatisfação popular foi tão grande que a manifestação, com seus ideais iluministas, gerou o fim da monarquia.

A revolução industrial significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos. As modificações produziram novas realidades para os homens dessa época. A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente implicava a reordenação da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da família patricial etc. A transformação da atividade artesanal em manufatureira e, por último, em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade, assim como engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalho de mais de doze horas ao dia, sem férias e feriados, ganhando um salário de subsistência.

O desaparecimento dos pequenos proprietários rurais, dos artesãos independentes, a imposição de prolongadas horas de trabalho etc, teve um efeito traumático sobre milhões de seres humanos ao modificar radicalmente suas formas habituais de vida. As cidades passavam por um vertiginoso crescimento demográfico, sem possuir, no entanto, uma estrutura de moradias, de serviços sanitários, de saúde, capaz de acolher a população que se deslocava do campo.

É neste contexto que surge a necessidade de se interpretar e compreender os problemas da sociedade urbano-industrial, além de se explicar essa nova ordem social, política e econômica. Alguns pensadores como: Auguste Comte, Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber foram os que mais se destacaram nesta busca para tentar compreender o que se passava e quais as conseqüências destes fatos na vida dos indivíduos e nas relações desenvolvidas entre eles. É assim que, no século XIX, surge a sociologia, dotada de arcabouço teórico, com um método específico e um objeto de estudo definido.

A sociologia é uma disciplina científica, pois pode ser analisada através do método empírico (experiências e observações), estudando o homem cientificamente, para através da observação de seus atos como um indivíduo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com