TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política na sociedade

Por:   •  14/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Patrick Nunes                                       2º ELE

Política na sociedade

    O tema é tão importante, que existe um campo de estudo específico da Sociologia para tratar dele, chamado de “Sociologia Política”, refletindo sobre o poder, o estado e o dever político.

    Para falar da política atualmente, primeiro devemos explicar como ela surgiu. Política vem de “Politiká”, originada na antiga Grécia, baseada na pólis, fazendo uma definição simples da palavra, podemos dizer que “Politiká” é tudo o que é público.

    Na sociologia tratamos a política como uma forma de atuação do estado o relacionando as necessidades essenciais sociais, como saúde, segurança e educação. Estado é compreendido como todas as formas de poder através do voto do povo, os administradores dele são conhecidos como políticos (deputados, prefeitos, vereadores, governadores, presidente)

    Política diz respeito a qualquer decisão que afeta o coletivo, por este motivo elegemos representantes que irão representar uma categoria, determinado estado e etc. Devendo tomar decisões de acordo com suas bases eleitorais, apresentadas para o povo na época de eleições.

    O que são ações políticas?

    Grande parte da população pensa que ações políticas são apenas as escolhas tomadas pelas representações legislativas e executivas, mas não. Ações políticas são tomadas no nosso dia-a-dia por nós mesmos. Primeiramente elas são ações solitárias (apenas você irá realizar essa ação), para depois virarem ações solidárias (a qual você tomara com outro grupo de pessoas).

        Já dizia Aristóteles, “O homem é um animal político”, quando este grande filósofo afirma isto, ele quer nos passar que por natureza temos a necessidade de viver em sociedade e que precisamos desse convívio. Já nascemos com a essência da política, afinal somos animais racionais, conseguindo determinar a noção de justo e injusto. Tanto que a ideia de política foi se aprimorando ao passar dos séculos, como exemplo temos o contrato social de Hobbes.

    Uma pesquisa de 2014, revela que 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com a situação política do país. A maioria da nossa população não acredita em uma melhora política, causando uma grande queda na participação política dos cidadãos. Tal participação é formada por três elementos principais:

- Cidadãos devem saber de sua importância;

- Interesse na discussão política  

- Desejo de interferir.

    A participação política é vital para tornar nossa democracia mais justa, afinal são esses fenômenos políticos que estão determinando a sua vida cotidiana. Não discutir política pode ser comparado a dirigir um carro vendado, você sabe as características do carro, mas desconhece o seu trajeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com