TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Educação Sociedade

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

DIRETRIZES DA DISCIPLINA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS I (RPI)

Sobre os princípios básicos

Embora vários estilos de planejar, estruturar e acompanhar a disciplina sejam colocados em prática pelas/os docentes que ministram a disciplina, entendemos que existem alguns princípios básicos da disciplina que devem ser preservados:  

  1. Trata-se de uma disciplina que tem como objetivo proporcionar ao estudante a capacidade de desenvolver novas formas de aprendizado pautadas pelo desenvolvimento da autonomia, do trabalho coletivo e do respeito à diversidade (interdisciplinaridade), através da utilização dos métodos de problematização e/ou o aprendizado baseado em problemas. Dito de outra forma, a RPI permite que a/o estudante possa experimentar uma nova forma de “aprender a aprender”.
  2. A disciplina permite oferecer uma oportunidade de iniciação à prática da pesquisa científica, em uma perspectiva interdisciplinar.
  3. Neste processo, o estudante tem papel ativo na definição dos temas, dos procedimentos, na elaboração de hipóteses e na produção de resultados que lhes permitam responder, ainda que parcialmente, às questões elaboradas coletivamente.
  4. O trabalho se dá em grupos menores e também com o coletivo da turma. Por esta razão, a disciplina se organiza prevendo uma apresentação parcial dos resultados obtidos ao final de um bimestre e de uma apresentação final ao final do semestre, bem como um relatório parcial em grupo e um relatório final.

Tema Geral dos trabalhos

O Tema Geral dos trabalhos se refere àquele assunto amplo o suficiente para dar cobertura a todos os problemas tratados na Turma, em cada um dos grupos. Na reunião de sexta-feira foram sugeridos os seguintes temas:

  • Clima, Ambiente e Sociedade
  • Direitos Humanos e Diversidade
  • Tecnologia e Mudança social

No primeiro encontro, a classe tem inteira liberdade para escolher seu Tema Geral a partir desta lista ou de qualquer outro que seja sugerido pelas/os docentes ou estudantes da turma. Enviamos no anexo 2 uma apresentação em Power Point, elaborada por algumas/uns colegas, que pode ser eventualmente modificada para ser usada no primeiro encontro.

Número de grupos/docente

  • Cada docente deverá tutorar de 2 a 3 grupos, cada um com 4 a 8 estudantes.
  • A divisão dos grupos será definida pelas/os docentes da turma e deverá garantir, se possível, que haja integrantes de todos os cursos no mesmo grupo.
  • As/os estudantes ingressantes em chamadas posteriores, poderão se integrar aos grupos já formados ou formar novos grupos, a critério da/o docente.

Cronograma e apresentações

A disciplina RP1 deverá acontecer obrigatoriamente durante 15 encontros semanais, sendo que três desses encontros serão com toda a turma. Entende-se por encontro o conjunto de atividades programadas com 4h de duração, que incluem planejamento, visitas à biblioteca, conversas, debates, saídas de campo, análises de dados, avaliações, apresentações etc, que deverão contar com a supervisão do tutor, tanto no local das atividades, como, eventualmente, à distância (por exemplo: coleta de dados em campo, pesquisas na biblioteca, etc).

A apresentação parcial deverá acontecer preferencialmente após a 6a semana e a final após a 13a semana. Estas apresentações, além de enriquecer o trabalho das/os estudantes e tutoras/es, têm duas finalidades: socialização do trabalho e avaliação das/os tutoras/res. Portanto, todos os grupos deverão apresentar seus respetivos trabalhos e a presença da/o tutora/tor e todos as/os integrantes dos grupos é obrigatória em ambas as apresentações. Toda ausência deverá ser devidamente justificada.

No anexo 3 enviamos um modelo de cronograma para que seja adaptado por cada docente responsável.

Formas de Avaliação

A avaliação da disciplina tem um caráter essencialmente processual, donde o percurso tem tanta importância quanto os produtos elaborados pelos grupos ao final de cada etapa. Os componentes de esta avaliação e sua justificativa pedagógica são os seguintes:

  • Avaliação individual da/o Tutora/tor: Como responsável pedagógico pela turma tem uma visão geral do coletivo e específica de cada estudante.
  • Avaliação do grupo a cada estudante: que inclui uma visão de cada integrante do grupo em relação a cada um dos seus colegas. A visão do outro em relação ao próprio trabalho desenvolve a capacidade de aprender a fazer críticas e a aceitação das críticas ao trabalho próprio.  
  • Avaliação de cada estudante a si mesmo: a auto avaliação é uma ferramenta muito importante para assumir responsabilidade das ações e compromissos de mudança.
  • Avaliação ao relatório e a apresentação: representam os produtos do trabalho, que deverão explorar a dedicação ao trabalho, a explanação dos métodos, resultados e intepretações sobre os problemas estudados.

A Nota Final (NF) de cada estudante corresponde à somatória da Nota da Avaliação Parcial (N1) e Nota da Avaliação Final (N2), como segue:

N1 - 30% (avaliação parcial)

N2 - 70% (avaliação final)

NF= N1+N2

Cada uma das notas pode ser calculada de acordo com a estratégia proposta pela CoC-CB, contemplando os pesos definidos para cada um destes componentes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com