TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevância Dos Movimentos Sociais

Trabalho Universitário: A Relevância Dos Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 12

Movimentos Sociais E ONGS

Há um conjunto muito vasto de estudos no Brasil e no

mundo sobre a surgimento dos chamados novos movimentos

sociais no final da década de 70 e início da década de 80.

A partir dos anos 70, o termo movimentos sociais começou a ganhar várias formas voluntárias de participação, organizadas em torno à esfera da cultura e em contestação da lógica capitalista, que possui como dirigir o acúmulo de capital. Nesse contexto, a década de 70 contribuiu para o surgimento desses novos movimentos sociais que compreendem os movimentos das mulheres, ecológicos, contra a fome ,entre outros sinalizando em principio um afastamento do caráter classista que se configurava o movimento operário em torno do mundo do trabalho.

Diante dessa diversidade de concepções, há várias tentativas em tentar classificar os movimentos sociais. Para alguns estudiosos estes podem ser três tipos: os de defesa contra projetos tecnológicos, militares, burocráticos; os de emancipação, eco-pacifismo, feminismo, direitos humanos e por ultimo os movimentos que agrupam múltiplos movimentos culturais. Já para outros, é possível o agrupamento em apenas em dois tipos: os movimentos emancipativos ou ofensivos e os movimentos de resistência.Os movimentos sociais são frutos de uma vontade coletiva. Estes nascem a partir de uma inquietação que é compartilhada por diversos atores sociais, que buscam mecanismos, a fim de amenizar/superar uma problemática/dificuldade vivida por eles.

Atualmente, a sociedade brasileira vem enfrentando sérios problemas no que diz respeito às inúmeras denúncias envolvendo preconceitos, discriminação, total descaso por parte do poder público. Diante disso, os movimentos sociais procuram distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas. Portanto, servem de interlocutores dos interesses e valores da população junto ao poder público Nesse contexto, os movimentos sociais verdadeiramente lutam a favor de uma transformação na sociedade civil.

Movimentos sociais são ações sociopolíticas surgidas por atores sociais coletivos de diferentes classes e camadas sociais, articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica e política de um país, criando um campo político de força social na sociedade civil.

Neste contexto, os movimentos sociais contribuem para que tenha inclusão. Eles recompõem e repõem o eixo de um processo de desenvolvimento e de direcionamento de políticas públicas que deve ser necessariamente o ser humano e não o mercado. Entretanto, embora os movimentos sociais tenham conseguido algumas conquistas em defesa do cidadão/povo, ainda há objetivos e meta, almejado por eles no Brasil e no mundo. Independentemente da globalização, os movimentos sociais sempre foram frentes importantes e fundamentais na história da humanidade. Nas últimas décadas, entretanto, adquiriram um papel estratégico na luta contra a exclusão, na luta por uma sociedade mais justa, sem desigualdade, e por uma sociedade com ética.

Assim, os movimentos sociais são geradores e guiam as pessoas à novas práticas educativas, educam nas pessoas novos hábitos, valores, atitudes e comportamentos. Daí sua tamanha importância no meio social, pois essa prática educativa ajuda a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes em nossa sociedade. Já que as instituições do Estado não estão dando conta, os movimentos sociais estão prontos para ajudar a população.

Se há novas reivindicações, é porque também se multiplicam

os sujeitos produtores desses discursos. Tomando apenas

como referência as Organizações Não-Governamentais (ONGs)

filiadas à Abong, temos que 82,6% delas surgiram após a década

de 80, com uma concentração maior no período 1981-1990.

Não menos importante é o fato de que os movimentos

sociais e as ONGs quebraram a lógica interpretativa e da ação

que colocava nas relações de produção o eixo explicativo e

orientador tanto dos conflitos como das possíveis soluções. Dado

que o modo como entendemos o mundo e nele agimos é diretamente

relevante para as conformações organizacionais, os movimentos

sociais e as ONGs que se consolidaram na década de

80 instituíram novos princípios organizativos e também novas

sociabilidades que procuravam dar conta da complexificação

crescente da sociedade e da incapacidade das instituições tradicionais

em lidar com as novas demandas surgidas

Definição

ONG é um acrônimo usado para as organizações não governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.

As ONGs possuem funções importantes na sociedade, pois seus serviços chegam em locais e situações em que o Estado é pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado.

As ONGs obtêm recursos através de financiamento dos governos, empresas privadas, venda de produtos e da população em geral (através de doações). Grande parte da mão-de-obra que atua nas ONGs é formada por voluntários.

A ABONG é a Associação brasileira de organizações não governamentais.

Exemplo de ONGs:

- WWF (Worldwide Fund for Nature) - organização que atual no mundo todo, destinada à proteção do meio ambiente.

- Fundação SOS Mata Atlântica - ONG brasileira cuja principal função é atuar em defesa da fauna e flora da Mata Atlântica.

- Greenpeace - missão de preservação da natureza e conservação da biodiversidade. ONG mundial que também atua no Brasil.

Terceiro Setor

Terceiro Setor é um termo usado para fazer referência ao conjunto de sociedades privadas ou associações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com