TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sistematização

Por:   •  27/11/2017  •  Artigo  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]     Centro Universitário de Brasília - UniCeub Faculdade 

 

 

 

 

 

 

Sistematização

Sociologia Geral e Jurídica - Turma B 0717

Márcia Abitbol de Andrade dos Santos Cruz

Andreia Cristina Souza Durães

Thayla Rayanne Santos

Felipe Moreno Paranhos

Prof.: Fabrícia Faleiros

 

 

   

 

 

Brasília  

2017 

Sistematização

A sociologia é considerada uma área das ciências humanas, que tem como objeto de estudo os seres humanos e os fatos sociais, o foco não é o indivíduo isolado, mas sim as relações entre os indivíduos no meio social. Há o que se questionar em relação a natureza científica da sociologia, pois poderia ser considerada apenas um dos campos de saber e não uma ciência propriamente dita.

A sociologia para entender suas relações precisou estudar a importância da cultura, sendo esta de relevância importância não apenas para os indivíduos como também para o Direito que impulsiona a evolução da sociedade

Ela surgiu na segunda metade do século XIX sob a influência da Revolução Industrial e da Revolução Francesa em um momento de grandes transformações na sociedade. Comte é o precursor da sociologia, sendo considerado o pai, procurou compreender e explicar o contexto social da época usando critérios das ciências exatas e biológicas.

Os autores que se destacaram no pensamento sociológico foram Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Cada um desses autores tinha diferentes visões acerca da problemática da época. Para Durkheim a sociedade tinha prioridade sobre o indivíduo e este deveria se adequar a ela. Já para Weber o pensamento era inverso, as ações do indivíduo é que influenciariam a coletividade. E para Karl Marx, a ideia adotada era a luta de classes, na qual a burguesia oprimia o proletariado.

A princípio, existia o direito primitivo. Oriundo das relações familiares e posteriormente ampliado para a sociedade. O direito não era escrito era oral. Por meio das regras criadas originou-se o costume, que sendo perpetuado chegou-se hoje no que é o direito escrito. Com o desenvolvimento da sociedade novos conflitos surgiram, necessitando que o direito fosse positivado para garantir mecanismos de controle social: garantias de bens e segurança jurídica para os indivíduos.

Segundo Miguel Reale (2010, p. 434) “Não há inegavelmente, fenômeno jurídico que não se desenvolva em certa condicionalidade histórica social.” Pela Teoria Tridimensional do Direito, fato, valor e norma, encontram-se sempre presentes e correlacionados na vida jurídica. Assim, quando um fato social é valorado pela sociedade, pode se tornar de interesse jurídico, levando-se à elaboração de norma necessária ao caso referido. Como a “Lei Maria da Penha” e a “Lei Seca” são exemplos que surgiram a partir de fatos sociais relevantes e que apresentaram importância para o mundo jurídico, podem citar também o “Estatuto do Idoso”, “Lei do abuso de Autoridade”, “Lei do Genocídio”, “Lei do tráfico de drogas e entorpecentes”, entre muitas outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com