TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade

Trabalho Escolar: A Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

PROGRAMA ESPECIAL DE ADAPTAÇÕES E DEPENDÊNCIAS (PEAD)

Plano de ensino

Curso: Fisioterapia Ano/Semestre: 2014/2

Disciplina: Homem e Sociedade

Turno: Noturno

Docente: Mara Regina PagnussatBenke

Plantão: segunda-feira Horário: 18h10min às 19h Sala: 502

Ementa:

A origem humana das perspectivas biológica e cultural. O conceito antropológico de cultura. O significado do termo cultura: senso comum e científico; a simbolização da vida social, a diversidade cultural e as culturas nacionais. A cultura como visão de mundo. Etnocentrismo, relativismo cultural e as relações étnico-raciais. Identidade cultural na atualidade, diversidade e inclusão.

Objetivo Geral:

Instrumentalizar o corpo discente para analisar e interpretar a realidade social em suas dimensões antropológicas. Possibilitar uma compreensão crítica do ser humano em sua relação com a herança cultural e as constantes transformações da sociedade. Caracterizar a Antropologia como uma ciência que inicia com a compreensão biocultural do Homem, desenvolvendo posteriormente a concepção de cultura como construção simbólica.

Oferecer aos alunos espaço para a discussão de temáticas que permitam a compreensão das manifestações culturais que ocorrem na sociedade contemporânea seja de ordem da construção de identidades, da concepção de corpo, da cultura organizacional, da construção de valores e direitos, dos fenômenos e conteúdos da comunicação, e assim por diante.

Conteúdos ou assuntos a serem abordados:

1º BIMESTRE

1. O HOMEM

1.1 - Principais visões sobre a origem humana: o evolucionismo e o debate das determinações biológicas versus processo cultural.

Texto 1 -“As origens do antropos”, in GUERRIERO, Silas (Org.). ANTROPOS E PSIQUE. O outro e sua subjetividade. São Paulo: Ed. Olho D’água, 5ª. ed., 2004.

Texto 2 - “O determinismo biológico”; Texto 3 - “O determinismo geográfico”; Texto 4- “Ideia sobre a origem da cultura”, in LARAIA, Roque de Barros. CULTURA - Um Conceito Antropológico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 17ª ed., 2004.

2. A CULTURA

2.1 - O significado do termo cultura: senso comum e científico. A simbolização da vida social, a diversidade cultural e as culturas nacionais. A antropologia e o estudo da cultura.

Texto1: “O que se entende por cultura”, in SANTOS, José Luiz dos. O QUE É CULTURA, SP, Brasiliense. Texto 2 - “Desenvolvimento do conceito de cultura”, Texto 3 - “Teorias modernas sobre a cultura”, in LARAIA, R.B.CULTURA - Um Conceito Antropológico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 17ª ed., 2004.

2.2 - As principais características da cultura como visão de mundo: herança cultural e plano biológico, participação dos indivíduos na cultura, a lógica cultural.

Texto 1: ”A cultura condiciona a visão de mundo do homem”, Texto 2 - “A cultura interfere no plano biológico”, Texto 3 - “Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura”, in LARAIA, R.B. CULTURA - Um Conceito Antropológico, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR, 17ª ed., 2004.

2.3 – A cultura na sociedade atual: nacionalidade, cultura popular e erudita; meios de comunicação; poder e cultura.

Texto1: “A cultura em nossa sociedade”, Texto2 - “Cultura e relações de poder”, in SANTOS, José Luiz dos. O QUE É CULTURA, SP: Brasiliense, 2006.

2º BIMESTRE

3. A SOCIEDADE

3.1 – Identidade cultural na atualidade: multiculturalismo, tribalismo urbano e pesquisa antropológica.

Textos: “Identidade cultural”, in GUERRIERO, SILAS (Org.) ANTROPOS E PSIQUE. O outro e sua subjetividade. São Paulo: Ed. Olho D’água, 5. ed., 2004. “Tão diferentes, tão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com