TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade

Dissertações: A Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 2

Caso concreto - fundamentos da ciências sociais

A sociedade coloca a metade das crianças em saias, mas as adverte que não podem se mover de certas maneiras para não revelar o que está em baixo, enquanto que a outra metade usa jeans e macacões e são encorajados a subir em árvores e a jogar bola ou a outras atividades externas; se mais tarde durante a adolescência a metade que usa calças é exortada para ?comer como um rapaz crescido?, enquanto que a metade das saias é avisada para se preocupar com o seu peso e não se tornar gorda. Se a metade dos de jeans caminha de tênis ou botas, enquanto que a outra metade está de salto alto, então estes dois grupo de pessoas serão biologicamente e também socialmente diferentes. Seu músculos serão diferentes, como o seu reflexos, postura, braços, pernas, pés, coordenação entre olho e mãos, percepção espacial, entre outros. Eles também serão biologicamente diferentes se, como adultos, eles gastarem oito horas por dia sentados em frente de um mostrador visual ou trabalhar na construção ou em uma mina.

Fonte: Hubbard, R. Algumas ideias sobre a masculinidade das ciências naturais. Mccanney Gergen, M. O pensamento feminista e a estrutura do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Rosa dos Tempos, 1993. (p.94)

1-Interprete o texto acima destacando a importância da sociedade para a formação do indivíduo.

Resposta: A sociedade influencia na formação do individuo impondo certos papeis para os homens e outros para mulheres, ela descrimina seu comportamento ditando regras e culturas que vão determinar a forma como homens e mulheres se veem e como se relacionam uns com os outros.

2- Qual seria a perspectiva das Ciências Sociais para explicar as diferenças comportamentais e físicas entre os sexos?

Resposta: Os homens e mulheres nascem todos iguais, a sociedade que impõem uma cultura que diferencia os dois na forma de se comportar, se vestir e se relacionar uns com os outros. Eles são biologicamente diferentes, com estatura diferentes e percepções espacial.

Questão de múltipla escolha: As várias perspectivas das Ciências Sociais destacam aspectos diferentes da realidade social. É inteiramente correto dizer, de acordo com a visão de E. Durkheim que a sociedade é ?um fato objetivo que nos coage e até nos cria?. No entanto, também é correto dizer que:

A) A sociedade é apenas definida pelas tradições, visto que o indivíduo é subordinado inteiramente ao social.

B) A sociedade nos define, mas é por sua vez definida por nós.

C) A sociedade vive por conta própria e não depende do reconhecimento do indivíduo.

D) O homem por ser social, não depende de uma individualidade para viver, visto que o ser coletivo anula totalmente o ser indivíduo.

E) A sociedade não apresenta grande função na existência humana, visto que o homem é muito mais um projeto biológico, do que social.

Resposta: B) A sociedade nos define, mas é por sua vez definida por nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com