TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Contemporânea

Artigo: A Sociedade Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Artigo  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

A Sociedade Contemporânea:

Na Antiguidade, o que separava o homem de outro era o acúmulo de terras. No caso, a agricultura era fonte essencial da vida para as civilizações daquele período, sendo a principal fonte de riqueza das civilizações.

Com o início das cruzadas, a volta dos burgos e o renascimento do comércio voltaram à ativa. De certa forma, a idade moderna foi à era das contestações. A base da contestação, da curiosidade, iniciou de forma espontânea o surgimento do raciocínio metodológico do pensamento, de novas filosofias, que ia do Sendo Comum à Metodologia Científica. O renascimento, por exemplo, foi à contestação das artes como um todo, o Protestantismo da Religião Teocêntrica e o Iluminismo da Política. Somando tudo isso, culminaremos uma das mais importantes datas da história da humanidade e do início do processo do mundo em que vivemos hoje.

Da Antiguidade ao século XXI, o mundo tornou se um lugar mais “livre” para viver e conviver com outras pessoas sejam elas de outras classes ou etnias. Porém não são todas as nações que possuem tais liberdades, infelizmente, o mundo burguês e capitalista, proporcionou uma disparidade social tão forte quanto à sociedade medieval. Em países que a educação é precária, cujos setores secundários são mal desenvolvidos e atrasados, dependentes de financiamentos externos e não autossustentáveis, a exploração do povo, em todos os aspectos possíveis, pela globalização e pela burguesia é mais do que evidente. Muitas vezes, nesses estados, o despotismo e a ditadura alocam nessas regiões, impossibilitando um povo já fraco de se manifestar e progredir econômica e socialmente. Assim sendo, um povo inteiro passa a ser vassalo de seu próprio país, não podendo usufruir de qualquer liberdade e meios de convivência descentes.

A Sociedade Contemporânea é a sociedade que vivemos hoje, ou seja, os tempos modernos.

No século XX foi o período em que o mundo assistiu a mudanças rápidas e até então não experienciadas em nenhum momento da história da humanidade, tanto é que o historiador Eric Hobsawn o chamou de “A era dos extremos” e o coloca como um período breve ”o breve século XX”.

Sobre as mudanças pode se apontar que aconteceram nos contextos econômicos, geográficos, na ciência, na tecnologia e elas gestaram novas formas de viver e conviver; nesse contexto as chamadas tecnologias “invadiram” os cotidianos e deixaram muitas pessoas atordoadas com o discurso de que estava entrando em uma época em que computador, a internet e outros meios de comunicação eram ferramentas que deveriam ser valorizadas.

Nesse cenário, a sociedade vem sendo conceituada como “sociedade da informação”, “sociedade do conhecimento”, “sociedade da tecnologia”, dentre outros.

Diante do quadro, é importante frisar que a informação fica num terreno de superficialidade, mas que ela tem que ser utilizada para produzir conhecimento que transforma que é capaz de tornar o ser humano mais livre, quando bem utilizado, pois caso contrário haverá uma permanência da extrema exploração empreendida pelo capitalismo hegemônico nos últimos séculos.

Já que o desafio é saber utilizar as tecnologias, bem como forma e o sentido dado a elas, é imprescindível também entender que a educação formal pode contribuir na ressignificação desses valores postos e ligados à tecnologia. É importante ver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com