TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade E O Indivíduo são Apontados Como Diretamente Ligados,

Trabalho Escolar: A Sociedade E O Indivíduo são Apontados Como Diretamente Ligados,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

O francês Michel Foucault (1926-1984) é um pensador que se destaca por ter proposto abordagens inovadoras para analisar as instituições sociais e os sistemas de pensamento. O francês Michel Foucault (1926-1984) é um pensador que se destaca por ter proposto abordagens inovadoras para analisar as instituições sociais e os sistemas de pensamento. O conjunto de sua obra se tornou importante para diferentes campos de conhecimento, sendo que, em seus estudos de investigação histórica, foram abordadas as questões da loucura, do nascimento das prisões, da sexualidade, além de ter realizado pesquisas sobre as escolas e as ideias pedagógicas na Idade Moderna.

A obra de Foucault pode ser subdividida em três fases: a arqueologia, a genealogia e a estética da existência. A arqueologia se caracteriza pela análise dos discursos ao longo do tempo, de acordo com as circunstâncias históricas, na busca pela compreensão de como se formam os saberes, o conhecimento. Por sua vez, a genealogia se ocupa das estratégias ou relações das práticas de poder na constituição de um determinado saber. Por fim, a estética da existência focaliza as práticas por meio das quais os seres humanos exercem a subjetivação, ou seja, discute como se dá a constituição dos sujeitos morais na sociedade, as chamadas práticas de si.

Portanto, no que se refere à escola, considerando as perspectivas analíticas de Foucault, podemos dizer que ela seria uma instituição disciplinar, porque, entre outras coisas, existe constantemente um poder sendo exercido sobre o corpo dos alunos. Isso se observa quando, nas salas de aula, os alunos são proibidos de falar durante a aula, precisam se sentar na posição correta, não podem se levantar da cadeira, precisam levantar a mão para falar ou para avisar que precisam ir ao banheiro, durante as atividades não podem olhar de lado nem conversar com os colegas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com