TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Velut Gorra Ghobin

Por:   •  13/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.108 Palavras (17 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 17

A “segunda” globalização é caracterizada pela formação de um espaço econômico global ou supranacional (Adda 1996, 2006; Veltz 1996, 2005; Dollfus, 1997; Reich 1992; Stiglitz, 2002) e pela emancipação do capitalismo dos executivos nacionais. . O sistema capitalista e seus atores reinvestem nos espaços locais, modificando a dinâmica dos territórios em uma escala subnacional (Ghorra-Gobin, 2006; Mesclier, Lombard e Velut, 2006). Os processos sociais estão a sofrer mudanças marcantes e caracterizam-se, em particular, pela intervenção de um leque mais vasto de atores em vários campos, desde a produção do espaço urbano à gestão dos recursos naturais (Beck, 2003). Podemos ver aqui o surgimento de novas interações sociais caracterizadas pelo surgimento de atores e interesses privados em sentido amplo em decisões, procedimentos e realizações que, pelo menos nos países do Norte, há muito tempo permaneceram o domínio. quase exclusivo do poder público. Ainda que o entrelaçamento, em múltiplas formas, de interesses e atores privados e públicos não seja realmente novo, ele adquiriu o status de "padrão" e, assim, tornou-se objeto de prescrição geral para todo o planeta. , por organizações internacionais como o Banco Mundial. É veiculado por empresas e promotores que oferecem às autarquias diferentes formas de associação ou parceria, bem como por múltiplos canais de troca de experiências entre autarquias, cidadãos e as suas organizações.

No entanto, as categorias de privado e público não são homogêneas nem fáceis de definir. Respondem às especificidades locais e nacionais, bem como a estratégias particulares: o “privado” inclui tanto as empresas como a sociedade civil, muitas vezes organizadas no quadro de associações, e o “público” tem uma definição que varia ao longo do tempo e ao longo do tempo. espaço, em particular devido à descentralização. Também não existem representações consensuais dessas dinâmicas, que ainda são amplamente apresentadas e vivenciadas no modo de experimentação ou emergência. Esperamos a consolidação de novos modos de regulação, mais democráticos e horizontais do que no passado, permitindo uma maior eficiência prática e uma melhor integração dos territórios locais na globalização graças à refundação de um amplo consenso social. Embora seja certo que os modos de regulação baseados no centralismo sobreviveram, esse fim do ciclo abre a porta para uma série de experimentos que parece necessário avaliar.

É esta a tarefa que os autores deste dossiê se propuseram, que analisam a redefinição das categorias privado e público e os modos de interação dos atores a partir das intervenções nos territórios locais. Os textos reunidos insistem nas suas transformações materiais, nos sistemas de tomada de decisão e gestão, na partilha de custos e benefícios ligados a determinadas operações. Todos eles mostram o estreito entrelaçamento de atores privados e públicos, cuja consequência mais imediata é a redefinição de territórios, tanto de vínculos de gestão administrativa quanto de espaços apropriados por grupos sociais. Essas redefinições fazem parte das histórias e culturas específicas dos espaços. É dentro destes limites que é necessário redefinir um "bem comum", de validade limitada no tempo e no espaço, mas que pode substituir a categoria de interesse geral.

Sobreposição público-privada e redefinição de territórios

Fagócitos por um lado pelas empresas privadas, que de prestadoras de serviços se tornam parceiras dos (i) poderes públicos e, por outro, pelo vigor das deslocações dos habitantes, do Estado e das comunidades locais estariam passando a mão? Assistimos, sim, a uma interpenetração de três grupos (público - empresas - sociedade) resultando num efeito de indefinição de fronteiras e papéis, em que as diferentes categorias ganham significado em relação umas às outras, e não de forma absoluta. . Conseqüentemente, estabelece-se uma dialética entre os territórios dos atores e os níveis de gestão, onde deveria ocorrer a regulação.

As PPPs (parcerias público-privadas) são o aspecto mais visível de uma evolução apresentada como inevitável para um Estado sem crédito financeiro e político. Dois déficits que poderiam ser superados pela parceria com empresas privadas para recuperar a eficiência visível, realizar operações sem pesar nas finanças públicas e fortalecer uma legitimidade que a urna eleitoral já não dá, graças a formas de governança inspiradas na democracia direta, participativa ou deliberativa. Longe de se limitarem à simples delegação da execução a uma empresa privada, essas parcerias resultam no compartilhamento de decisões, custos e benefícios (F. Menez).

O enfoque em operações específicas desloca a regulação das relações público-privadas do nível central para os territórios - e, portanto, as questões - locais, de forma coerente com a vontade política de descentralização que faz da diversidade uma virtude. Com isso, as questões nacionais, o que se costumava chamar de “interesse geral”, estão se tornando menos visíveis, ou mesmo ausentes, em favor das categorias e expectativas locais. O Estado só intervém diretamente em áreas que considera estratégicas para atrair capitais, empresas e indivíduos com altas qualificações (seja qual for a área), como Londres (C. Ambrosino e S. Sadoux) , e mesmo aí não avança sozinho, mas com as comunidades locais interessadas. O setor público está se diversificando em uma constelação de atores - P. Villeneuve et al. distinguir cinco tipos apenas para a cidade de Quebec - que podem ter objetivos opostos, como por exemplo nos conflitos entre o estado do Senegal e as prefeituras de Dacar, quando a primeira quer racionalizar o transporte urbano (J. Lombard).

A definição de atores privados não é menos delicada, porque se certas empresas privadas são inegavelmente parte dela - como os grandes grupos urbanos apresentados por F. Menez, ou as empresas madeireiras descritas por G. Chiasson et al. .- outras figuras são mais ambíguas. As agências operacionais ou empresas de desenvolvimento muitas vezes têm métodos mistos, como as agências de desenvolvimento de Glasgow, combinando critérios de avaliação privada com um método de gestão com uma forte dimensão pública e financiamento totalmente público (F. Jeannier). Da mesma forma, as empresas de economia mista, na tradição francesa, representam outros seres híbridos, aliás reorganizados na gestão de projetos (F. Menez).

Por sua vez, as empresas privadas devem ser capazes de adotar o vocabulário das autoridades públicas ou, pelo menos, encontrar uma linguagem comum que ecoe as preocupações sociais. Esta adaptabilidade é, sem dúvida, um elemento forte das empresas globais, capaz de se adaptar a contextos muito diversos - encontramos aqui uma ideia de P. Veltz (1996) segundo a qual a globalização consiste na capacidade das empresas de gerir multi. -localização. Eles fazem isso modificando o projeto Cité Internationale de Lyon (F. Menez) de acordo com as expectativas das equipes municipais, cujo ponto de vista sobre esta importante instalação está mudando. As empresas também estão se esforçando para recriar a urbanidade em bairros privados em Buenos Aires, mesmo que sua proliferação vá contra a urbanidade herdada (G. Thuillier). A maior confusão reina no caso das empresas de transporte em Dakar e Abidjan, onde dificilmente podemos separar a lógica do lucro dos empresários privados da lógica de gestão e fortalecimento do capital político que dificilmente podemos separar. prefere classificar no lado público (J. Lombard).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com