TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da geopolítica

Artigo: A origem da geopolítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

GEOPOLÍTICA

ORIGEM

O termo geopolítica foi utilizado pela primeira vez no inicio do século XX, pelo cientista politico Rudolf Kjellen, inspirado pela obra “Geografia Política”, do alemão Fredrich Ratzel de 1897.

Rudolf propõe uma corrente dedicada ao estudo da dominação dos territórios, sobretudo da relação entre Estado e Espaço geográfico.

Nesta mesma linha se destacam outros três autores: MACKINDER teorias sobre os domínios das rotas marítimas e das áreas de influencia de um país; HAUSHOFEN oferece uma visão bélica própria dos militares; e PAUL VIDAL DE LA BLOCHE, formulador da ideia de que o homem pode intervir no meio em que vive.

CONCEITOS

GRIFFITH TAYLOR define geopolítica como o estudo dos mais relevantes aspectos da situação e recursos de um país, com vistas à determinação de uma posição relativa na politica mundial.

BACKHEUSER, precursor da geopolítica no Brasil, conceitua geopolítica como a politica feita em decorrência das condições geográficas. Segundo dicionário HOUAISS, geopolítica é o estudo da influência dos fatores econômicos, geográficos e demográficos sobre a politica de um estado.

“GEOPOLÍTICA é a ciência que pretende interpretar os fenômenos que permeiam a política nacional ou internacional no estudo sistemático dos fatores geográficos, econômicos, raciais, culturais e religiosos.”

AS RELAÇÕES ENTRE SOCIEDADE, ESPAÇO E PODER

SOCIEDADE – Comumente utilizado para o coletivo de cidadãos de um país, governado por instituições nacionais que aspiram ao bem estar da sociedade.

No entanto, sociedade não é um meio conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas.

DURKHEIM, MARX E WEBER conceituaram de maneiras diferentes a definição de sociedade. Cada um definiu a constituição da sociedade a partir do papel político, social ou econômico do indivíduo.

Para DURKHEIM, a sociedade é quem controla as ações individuais, o individuo aprende a seguir normas que lhes são exteriores (não foram criados por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas, porém, estas escolhas estão dentro de limites que a sociedade impõe, pois caso o indivíduo ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente.

Para MARX, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantém por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens e materiais é valorizado, enquanto o bem estar coletivo é secundário.

Para WEBER, a sociedade constitui um sistema de poder, que perpassa todos os níveis de sociedade, desde as relações de classe a governados e governantes, como nas relações cotidianas na família ou empresa. O poder não decorre somente de riqueza e do prestígio, mas também de outras fontes, tais como: tradição, carisma, conhecimento.

ESPAÇO

É o produto das relações entre homens e dos homens com a natureza, e ao mesmo tempo é o fator que interfere nas mesmas relações que o constituíram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com