TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 GABARITO MTPA

Exames: AD2 GABARITO MTPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 7

AD2

Atividade 5 – 2013 – MTP.

De que forma se constrói um anteprojeto de pesquisa?

Resposta: Obedecendo aos rigores impostos pelo método científico, de maneira geral se constrói um anteprojeto de pesquisa inicialmente com a formulação de um tema, a seguir a construção do problema com suas hipóteses e variáveis, acompanhadas da fundamentação teórica, elaboração dos objetivos, justificativa, metodologia planilha de custos..

Insira a citação bibliográfica nos trechos, abaixo:

Resposta:

a) Os primeiros periódicos foram publicados em 1665, na França e na Inglaterra.

O periódico, além de registrar o conhecimento recente produzido pelos pesquisadores, desempenha um papel importante como veículo de divulgação desse conhecimento (NORONHA, 1987).

NORONHA, D. P. Utilização de periódicos por decentes e alunos de pós-graduação de uma instituição de pesquisa em saúde pública. 1987. 68 p. Dissertação (Mestrado em saúde Pública), São Paulo.

b) No século XVII, a criação do periódico científico foi fundamental para que

a informação científica fosse divulgada rapidamente, "de forma menos

lenta e não monolítica" (BRAGA, 1982)

BRAGA L. M. Palavras de títulos e resumos e como acesso ao conteúdo do documento: uma análise numérica. 1982. • Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de janeiro/ Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; Rio de janeiro. (ZIMAN, 1979).

ZIMAN. ]. M. Conhecimento público. São Paulo: E:DUSP. 1979, p.160.

d) "No Brasil, o desenvolvimento do Setor ocorre a partir de alguns eventos

fundamentais: o primeiro está associado aos planos de expansão, estabelecidos e operacionalizados nos anos 60 e 70; o segundo é a aproximação entre empresas de telecomunicações e informática, a partir dos anos 80; e o terceiro é a abertura do mercado no início do« anos 90" (FLEURY; FLEURI, 1995).

FLE:URY, A. & FLE:URY, M. T. Aprendizagem e Inovação Organizacional.

São Paulo: Atlas, 1995.

e) Com esta abordagem, resume o conceito de competências como sendo "um cluster die conhecimentos, skills e atitudes relacionadas que afetam a maior parte de job (um papel ou responsabilidade), que se correlaciona com a performance do job, que possa ser medido contra parâmetros bem-aceitos e que pode ser melhorada através de treinamento e desenvolvimento" (PARRY, 1996).

.

PARRY, S. B. The queót uor comperenetes. Training, julho 1996, p. 48-54'

f) A noção do empreendedor como inovador veio com Schumpeter que propõe que "a função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção por meio da exploração de uma invenção ou, mais genericamente, uma possibilidade tecnológica ainda não tentada para produzir um novo bem ou para produzir um bem antigo de uma nova maneira" (HISRICH; PETE:RS, 1992).,

HISRICH, Robert D., PETE:RS, Michael P., E:ntrepreneurship - starting,

developing, and managing a new enterprise, Boston: Richard D. Irwin,

2nd ed.1'992.

Atividade 6.

Tomar anotações é transferir as informações, os dados significativos de fonte oral ou escrita para um caderno, pasta, ficha de uso pessoal ou para um meio eletrônico.

a) A enunciação de um problema é o marco inicial para avaliar uma anotação, se ela é pertinente ou não, se, de alguma forma, responde ao problema.

b) É importante fazermos anotações após ler criteriosamente todo um documento.

Vamos considerar que Você está pesquisando sobre inteligência de mercado em marketing e cai em suas mãos o texto a seguir. Quais são as principais ideias no texto relacionadas à sua pesquisa?

Na pesquisa de campo as informações são obtidas por meio de respostas para um conjunto de perguntas de uma série de entrevistados. A amostragem usada precisa ser representativa e objetiva. Quando se executa este tipo de pesquisa em relação a produtos industriais para empresas industriais pode-se ser muito específico tanto sobre as perguntas como sobre a escolha dos entrevistados. No setor de produtos de consumo isso pareceria muito mais difícil, mas, de fato, não é tão difícil quanto parece ser. Isso acontece porque grande parte do trabalho foi executada no processo de amostragem e desenvolveram-se teorias matemáticas relativamente simples que funcionam, na prática.

Se uma amostra for selecionada pelos métodos corretos, cada membro da população terá uma probabilidade igual (ou conhecida) e ser escolhido. A teoria da amostragem baseia-se no conceito do erro-padrão. Numa população grande haverá um número grande de diferentes maneiras de se selecionar as

amostras. Se um grande número de diferentes amostras de determinado tamanho fosse selecionado, deveríamos esperar certa variação nos resultados dessas diferentes amostras. Ainda que as diferentes amostras não dessem exatamente os

mesmos resultados, esperaríamos que a maioria delas desse aproximadamente o mesmo resultado; caso contrário, amostragem não seria de muito valor.

A teoria da amostragem nos diz que os resultados oferecidos por um número muito grande de amostras se encaixam num padrão chamado de "distribuição normal". Este constitui uma curva" em forma de sino" com a maioria dos resultados enfeixados próximos ao centro e alguns dispersando-se em diferentes direções. É possível calcular como os resultados da amostra formam eles mesmos uma distribuição normal e, por conseguinte, é possível calcular a probabilidade de que o resultado médio de uma série de amostras fique dentro de certo limite da estimativa dada por uma amostra.

É um fato importante, mas muitas vezes não entendido, que a probabilidade de erro calculada para uma' amostra dependa apenas do tamanho da amostra em si e não das relações entre o tamanho da amostra e a população total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com