TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Aula #

Artigos Científicos: AVA Aula #. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Muitas são as atitudes que podemos tomar para atuar de forma consciente e sustentável no meio em que vivemos.

Ações simples, como fechar a torneira aos escovar os dentes ou lavar louças, o chuveiro ao ensaboar durante o banho, varrer as calçadas ao invés de lavar, fazer o descarte correto dos lixos, resíduos tóxicos (pilhas e baterias) e medicamentos são ações simples que no dia a dia não fazemos por falta de costume de conhecimento, precisa-se conscientizar as pessoas que esses pequenos gestos fazem uma grande diferença no final.

Plantar uma árvore, que para muitos parece algo muito distante, é um gesto tão simples que se cada um plantasse uma, iria ser de uma grande diferença ao todo. Eu, por exemplo, sempre estou plantando novas plantas e árvores em quintais de minha propriedade, acredito que assim possa estar contribuindo para o futuro.

Economizar energia, outra forma encontrada para evitar danos ao planeta, o mundo cada vez mais é dependente de energia e abusa de seu consumo, muitas vezes a utilizamos sem necessidade e começamos a ver o prejuízo disso em tempos de racionamento de energia ou quando tem problemas nos centro de distribuição, como acontece atualmente na cidade de São Paulo por falta de água.

Para o Brasil e o mundo é muito importante investir em fontes alternativas e renováveis de energia, pois elas são energias limpas, que podem satisfazer o consumo da população sem agredir o meio ambiente, possuímos várias formas de captar energia, logo deveríamos investir na maioria delas, como a energia solar, a energia eólica, a energia através de biomassa, entre outras. Além disso, também é importante a implementação de um sistema para captação de agua das chuvas, a instalações de poços em lugares de grande fluxo e para isso precisa da vontade de cada um e do apoio dos governos.

A atual situação de poluição e destruição da natureza vem aumentando consideravelmente nos últimos tempos como reflexo dos maus hábitos de cada um e se, assim foi para o mal, que assim seja também para o bem. Precisa-se mudar essa cultura individualista que não reconhece suas próprias responsabilidades, reagir diante de uma massa esbanjadora que esquece que existe o amanhã e que a qualidade desse amanhã depende do que fizermos com o hoje.

A agenda 21 vem sendo implementada na educação de nossas crianças e isso é necessário para um bom desenvolvimento do ser humano, pois teremos cidadãos mais conscientes no futuro, mas não basta, pois a grande maioria dos jovens e adultos de hoje não tiveram essa educação, sendo necessária uma ação mais urgente por parte de nossos lideres governamentais e sociais, abrangendo principalmente a massa trabalhadora, motivando-os a levar essa consciência para seu dia a dia e colocar em prática as propostas desse projeto. É importante incentivo fiscal e social, além da conscientização para buscarmos um amanhã mais limpo e sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com