TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aldei De Carapicuiba

Trabalho Universitário: Aldei De Carapicuiba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 6

A história por trás da história.

Quando o Brasil foi descoberto em 1500 os portugueses abandonaram a terra porque não achavam nada de interresante, como especiarias que achavam na India, então eles deixaram o Brasil abandonado por 40 ansos. Quando eles começaram a perceber que de Paraguai e Argentina para cá ia perder as terras para a Espanha vieram colonizar o Brasil. Tudo que não prestava, os presidiários estavam lá em Portugal podiam escolher: Morrer no presídio ou ir enfrentar as onças no Brasil. Resolveram enfrentar as onças, então vieram colonizar o Brasil.

Entre 1540 a 1580 eles precisaram sair para o interior e saiam. Foram erguidas no estado de São Paulo doze aldeias jesuíticas e atualmente existe apenas a de Aldeia de Carapicuíba que está preservada pela IFAN, foi tombada em 1942. Nessas terras ao redor da Aldeia de Carapicuiba, como Jandira, Itapevi, Barueri e Santana de Parnaíba, Pirapora, Osasco, entre outras pertenciam a Afonso Sardinha. Seus descendentes foram herdando as terras, com o passar dos tempos as terras foram virando grandes fazendas, como ocorreu no terreno da FALC, que se chamava Morgada de Ortiz, em aproximadamente 1642. Veio para um padre chamado Belquior Pontes esse padre é que protegia os Indios Guacãs e Guainazes na aldeia para não serem aprisionados pelos bandeirantes. Existe uma lenda que está sendo verificado como verdadeira sobre o Padre ter mandado construir um túnel subterrâneo que vinha da Aldeia de Carapicuiba até a capela da Falc.

Os descendentes da fazenda Morgada de Ortiz foram estudar na Europa, o que era chique na época por volta de 1890 a 1990, ser médico ou advogado. Voltaram médicos e foram constituindo dentro da fazendo Morgada de Ortiz um sanatório particular, que começou sem dados corretos do inicio, na opinião do atual proprietário da FALC Walter Alves, por volta de 1930, por volta de 1930 ou 1940, é possível ver nas instalações os azulejos portugueses daquela época.

De senátorio à Falc.

Esse sanatório funcionou até o ano de 1992 com aproximadamente oitocentos internos que na maioria foram abandonados por sua própria família e os diretores do sanatório não tinham nenhum conato com a família dos internos. Após o fechamento do sanatório os pacientes começaram a ser removidos a outros sanatórios da região e o lugar ficou abandonado de 1994 a 2002.

O antigo prefeito chamado Fuad, cedeu o espaço para dois rapazes de Santos da família Martnelli, construírem uma faculdade. Eles constituíram a faculdade, mas como eram ricos e nascidos em berço de ouro não se responsabilizaram inteiramente pelo projeto.

Então o atual proprietário Walter Alves comprou a faculdade em 2008 dos irmãos Martinelli. A área física continua pertencendo a prefeitura de Carapicuíba, mas a faculdade é de propriedade particular de Walter, que começou a fazer melhorias internas , mantendo as lembranças do passado. A principio começaram com a restauração da Capela e uma pequena restauração nas madeiras originalmente Portuguesas que cobrem o espaço “Aqui é nosso lar”. Quando Walter comprou estava semi destruído e é visível as melhorias que o reitor vem fazendo na faculdade, se preocupando não apenas cm o ensino e a educação, mas também em preservar a cultura forte que prevalece no local.

“Bloco dos Pelados”

Dentro do terreno que hoje atualmente são os blocos dos cursos, antigamente eram blocos onde habitavam os pacientes, sendo divididos em alas. Atualmente o bloco de direito está localizado onde antes era um dos blocos conhecidos como Blocos dos Pelados, que contava com pacientes homens e mulheres que ficavam pelados para não cometer suicídio. Atualmente ainda existe uma sala mantida como era antes, que conta com uma cama de cimento sem roupas de cama não ocorrer enforcamento e janelas e portas com grades para que não houvesse fugas.

Três internos de um bloco que atualmente é do curso de Pedagogia utilizaram uma árvore para realizar um pacto e se enforcaram. Hoje essa árvore é preservada para manter a memória do passado assim como as outras instalações que estão sendo restauradas para manter o mais próximo de como era antigamente.

“Curiosidades”

- Havia boatos que no tempo do sanatório os diretores enterraram três cofres de aproximadamente um metro e meio que foram abertos por Wlater nana e mais dois alunos , presidente da OAB e um delegado da polícia encontrando atas com estas histõrias contadadas por Walter e muito dinheiro em cruzeiros.

- O Infante Dom Henrique é quem criou escola de Sagres em Portugal por volta de 1398 treinando novos descobridores como Pedro Alvares Cabral . Em Portugal Dom Henrique é reconhecido como descobridor do Brasil e da Africa. Pedro Alvares Cabral é apenas mais um aluno de Dom Henrique em Portugal.

- Na Falc existe um monumento pertecente a família Alves Silva, um monumento Vasco da Gama, que contém um cruz de Malta e um azulejo com o brasão da famíla Alves Silva.

- Atualmente os descentes dos índios da Aldeia de Jesuítas estão morando em Itapecerica da Serra e a cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com