TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Artigo: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular de Tubarão, cujo objetivo geral foi analisar o trabalho desenvolvido com a linguagem escrita em uma turma da educação infantil. No entanto, tivemos como objetivos específicos: identificar se o Centro de Educação Infantil tem por objetivo alfabetizar as crianças; observar se o trabalho com a linguagem escrita está contemplado no Projeto Pedagógico e verificar se os professores oportunizam metodologias que possibilitem as crianças se alfabetizarem nessa etapa.

A temática pesquisada visa contribuir na formação dos educadores, principalmente os municípios localizados na região da Amurel . Citamos a região da AMUREL por participarmos do Fórum da Educação Infantil e discutirmos diversas temáticas a respeito dessa etapa da Educação Básica. No entanto, observamos que o trabalho com a linguagem escrita ainda é motivo de muitas discussões, estudos e, inclusive, polêmicas. As discussões giram em torno de como deve acontecer o trabalho com essa linguagem, ou seja, devemos ou não alfabetizar na educação infantil?

Diante da necessidade apresentada, a pesquisa procurou pesquisar as experiências desenvolvidas em uma instituição escolar que participa do fórum e os referenciais teóricos que dão subsídios para orientar o trabalho pedagógico.

Nesse texto buscaremos, portanto, analisar o trabalho com a linguagem escrita apresentando de forma sucinta a metodologia, os dados e as discussões.

Palavras-chave: Educação Infantil. Criança. Alfabetização.

MÉTODOS:

A metodologia aplicada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, exploratória, sendo adotado, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, o estudo de caso. O estudo de caso foi usado como estratégia de pesquisa para coletar os dados e verificar como eles se constituem na prática.

A pesquisa se caracterizou como uma pesquisa bibliográfica e de campo, ou seja, primeiramente fizemos uma breve pesquisa sobre a temática e pesquisadores que discutiram o assunto. Posteriormente, conversamos com uma professora do III infantil (trabalha com crianças de 4 e 5 anos), observamos o projeto pedagógico da escola com o intuito de conhecer como a linguagem escrita era tratada nesse documento e, por fim, verificamos a organização do espaço da sala e materiais disponíveis que fomentam a linguagem escrita nesse contexto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

As experiências com a linguagem escrita na educação infantil ainda é alvo de muitas discussões e preocupações, principalmente com antecipação da escolarização (BRITTO, 2005; MILLER e MELLO, 2010). Com ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, temos a preocupação que cada vez mais cedo a linguagem escrita seja oportunizado para a criança de forma mecânica e sem sentido, ou seja, “os professores submetem as crianças ao aprendizado da leitura e da escrita e, grosso modo, fazem isso pela via do treino da escrita de letras, sílabas e palavras” (MELLO, 2005, p. 2008). É uma antecipação da escolarização nos moldes da educação tradicional e que não oportuniza a criança a aprender de fato a cultura escrita.

Nessa perspectiva, podemos mencionar que não se trata de alfabetizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com