TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anacarlaleite

Ensaios: Anacarlaleite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=14303%3Acne-atribuicoes&Itemid=754O ensino fundamental de 9 anos com fundamentação legal tm amparado na Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961 – estabelecia 4 anos de Ensino Fundamental. Com a Lei nº 10. 172, de 9 de janeiro de 2001 – lei que aprovou o Plano Nacional de Educação/PNE - O Ensino Fundamental de 9 anos se tornou meta da educação nacional.

No ano de 2003 houve a elaboração da versão preliminar do documento “Ensino Fundamental de nove Anos – Orientações Gerais” e realização de Encontro Nacional.

Vantagens

Assegurar a todas as crianças, um tempo mais longo de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com qualidade.

Garantir o acesso a escola com qualidade de ensino

Desvantagens

Repensar o Ensino Fundamental em seu conjunto já que receber a criança de seisanos requer reorganizar os conteúdos, a adolescência, as metodologias, a infância, o currículo, a avaliação, a proposta pedagógica, os tempos,a formação continuada, os espaço, o projeto pedagógico, os materiais, e a gestão , entre outros.

Podemos considerar uma desvantagem se compararmos que o Ensino Fundamental é metodológico, a obediência e o silencio são meios considerados fundamentais para o desenvolvimento do trabalho, e a disposição das carteiras, em que a criança, senta atrás da outra. O ritmo é bem diferente de Educação Infantil. A questão é que simplesmente arriscar em colocar uma criança de seis anos no Ensino Fundamental, nessas condições é expô-la, ainda mais cedo ao fracasso escolar.

...quando a expressão lúdica da criança é mediada de maneira a intervir no seu processo ensino aprendizagem, essa expressão pode garantir seu direito a uma educação que respeite seu processo de construção do pensamento, permitindo- lhe a vivencia nas linguagens expressivas do jogo como instrumento simbólico da leitura e da escrita de mundo. Assim, a utilização do lúdico como recurso pedagógico, apoiado nas dimensões reflexiva e estética da construção do conhecimento infantil, possibilita ao educador a melhoria do trabalho pedagógico em sala de aula (RAU,2011,p.100).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com