TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antrologia

Tese: Antrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Tese  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 4

1. Conforme você estudou na disciplina, o trabalho de campo da Antropologia pode ser considerado um deslocamento em que o estudioso "mergulha" na cultura do outro. Pensando na articulação teórico-metodológica e na sua realidade, elabore:

a) Dois argumentos sobre a importância de se estudar a disciplina de antropologia cultural, para a sua formação e exercício profissional. (1,0 ponto)

Identificar necessidades e dificuldades para oferecer o melhor produto, é a maneira que a antropologia nos auxilia no meio profissional, estudar com detalhamento e colher dados sobre as culturas humanas é essencial na hora de conhecer cada cliente.

Conhecer as diversas culturas, religiões e hábitos nos tornam mais acessíveis e ao mesmo tempo nos da capacidade de compreender com maior facilidade as pessoas e situações mais diversas. A disciplina antropológica nos permite ser flexíveis em diferentes culturas.

A antropologia, dito anteriormente, nos transforma em pessoas flexíveis, de fácil compreensão, com facilidade de interação. Em áreas de negociações e gerenciamento, essa flexibilidade é indispensável. Visão do ser humano em sociedade, a ideia de diversas culturas, nos tornam mais sábios nas horas de decisões importantes. A visão de um líder precisa ser sempre de forma que auxilie o máximo sem prejudicar nenhum de seus funcionários, ou empresa e com a ideia de sociedade, a intermediação entre patrão e funcionário é mais clara, existe a partir dai um entrosamento entre os integrantes, o conceito de equipe é mais firme, tornando o trabalho produzido mais eficiente.

b) Um texto de no mínimo 08 linhas, exemplificando como você poderá, no seu futuro exercício profissional, "mergulhar" na cultura do outro. (1,0 ponto)

No caso de um futuro, não muito longe, farei viagens e a necessidade de ser neutra e ao mesmo tempo flexível será de suma importância. Serei a cara da minha empresa, farei transações e negociações com representantes de várias regiões do Brasil. Para isso, preciso conhecer a cultura das diversas áreas brasileiras, conhecer os costumes de cada local como a religião e a gastronomia vão me ajudar na hora de evitar gafes, o conhecimento sobre as festividades locais me auxiliarão na hora de descontrair, me tornando mais próxima dos clientes e colegas novos de trabalho. É preciso mergulhar na cultura para conquistar o cliente e fazer do trabalho menos exaustivo.

c) Um texto de no mínimo 08 linhas, explicando o que difere a Antropologia cultural das demais ciências que também estudam o ser humano. (1,0 ponto)

A antropologia Cultural possui foco no ser humano dentro da sociedade. Estuda como base, assuntos religiosos, costumes alimentares, linha de censo comum, guerras, parentesco, passado econômico, dentre outros. Coletar dados e informações de todos os tipos de influencias possíveis sociais, culturais ou históricos. O objetivo principal é estudar o problema da relação entre comportamento hereditário e adquiridos por aprendizagem. Antropologia cultural tem como principal diferença da antropologia biológica o foco do estudo. Ambas tem o homem como fonte, porém, no caso da antropologia biológica, o estudo vem da natureza física, procura as diferenças anatômicas do ser humano através do tempo, e não socio-cultural.

2. Faça uma experiência de etnógrafo/a e etnólogo/a semelhante à de cidadãos intelectuais orgânicos como Heródoto na Antiguidade ou como os navegadores, missionários, viajantes, comerciantes, militares e administradores coloniais em seus Relatos de Viagens - Cartas, Diários, Relatórios etc. na Idade Moderna.

Para essa dupla experiência, registre algumas etnografias realizando uma pesquisa de campo e exercite uma análise etnológica você também.

a) Escolha uma produção cultural da comunidade onde você vive ou região próxima, apresentada nos desfiles ou atividades similares no carnaval 2012. Faça, então, um relato etnográfico dos componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com