TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa Do Desenvolvimento Econômico Da Índia E Da China

Casos: Análise Comparativa Do Desenvolvimento Econômico Da Índia E Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

A economia da índia é a décima maior do mundo em produto interno bruto nominal e a terceira em paridade de poder de compra, bem como a terceira mais desenvolvida da Ásia em termos de PIB nominal, atrás apenas das economias do Japão e da China Quarta maior economia do mundo em termos de PPC, a Índia é um destino preferido para Investimento Direto Estrangeiro, A Índia tem pontos fortes em telecomunicaçoes, tecnologia da informação e outras áreas importantes, tais como componentes de automóveis, produtos químicos , vestuários, produtos farmacêuticos e a joalheria dentre outros.

Entretanto, devido à grande população(estimado em mais de 1,2 bilhão de habitantes em 2011), a redá per capita é consideravelmente baixa: em 2005, o Fundo Monetário Internacional classificou a Índia na 135ª posição em termos de renda per capita (ou na 122ª posição, pelo critério paridade do poder de compra), dentre 182 países e territórios do mundo. Cerca de 50% da população (ou cerca de 600 milhões de pessoas) depende diretamente da agricultura para se sustentar e sobreviver. O desenvolvimento econômico indiano está entre um dos maiores do mundo atualmente (com crescimento do PIB em 10% anuais) porém, por uma infraestrutura insuficiente, uma burocracia pesada, altas taxas de juros e uma dívida social elevada (pobreza rural, significativo analfabetismo residual, sistema de castas, corrupção, clientelismo etc.), a economia do país é constantemente "sufocada", o que impede a exploração de sua plena potencialidade econômica.

Relações comerciais internacionais.

Até a liberalização de 1991, a Economia da Índia foi isolado do mercado mundial, para proteger sua economia e alcançar a auto-suficiência. O comércio exterior foi sujeita à tarifas de importação, à impostos de exportação e de restrições quantitativas, enquanto o investimento estrangeiro direto (IED) foi restringida por limitar a sua participação do capital pelo superior,com de muitas restrições à transferência de tecnologia, com os compromissos de exportação e aprovações governamentais; pois essas aprovações foram necessários para quase 60% dos novos investimento por IED no setor industrial. As restrições assegurado que o IED de US$ 200 milhões por ano entre 1985 e 1991, uma grande porcentagem dos fluxos de capital consistia em ajuda externa, pelos empréstimos comerciais e depósitos de estrangeiros. As exportações da Índia eram estagnadas nos primeiros 15 anos após a independência , devido à negligência geral da política comercial do governo desse período. As importações no mesmo período, devido o nascimento da industrialização, onde consistiu predominantemente na produção de máquinas, matérias-primas e bens de consumo.

Os principais parceiros comerciais da Índia são a União Europeia, a China,os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos .Em 2006-07, as principais produtos de exportação de mercadorias incluem produtos de engenharia, de produtos petrolíferos, de produtos químicos e farmacêuticos, gemas e jóias, têxteis e vestuário, produtos agrícolas, minério de ferro e outros minerais. Têm também a importação de commodities importantes incluem petróleo bruto e seus derivados, máquinas, produtos eletrônicos, ouro e prata. Em novembro de 2010, as exportações aumentaram 22,3% ano-a-ano para 85,063 crore (US$18.97 bilhões),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com