TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Contabilidade

Dissertações: Aps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 13

Curso Administração

Atividade Avaliativa – ATPS

Gestão do Conhecimento.

Prof. Me. Maurício Dias

Alessandro Ferreira de Melo – RA: 6901381973

Andressa Priscila Lima - RA: 7153532930

Karen Cristina Domingos Chagas – RA: 6795408085

Renata Veronez Viana – RA: 6954499384

Rita Filomena Campano – RA: 6752338719

MATÃO / SP

2013

Atividade Avaliativa – ATPS

Prof. Me. Maurício Dias

Professor Tutor Presencial: Aline M. Ortiz

Professor Tutor à distância: Vanessa Ribeiro

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Gestão do Conhecimento, para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

MATÃO / SP

2013

ETAPA – 1

Conceito de Gestão do Conhecimento

Gestão do conhecimento é um processo de criação, onde novos conhecimentos têm de ser criados continuamente, armazenados e compartilhados. Através do compartilhamento com os colaboradores pode-se aumentar a eficiência, produtividade e rentabilidade de uma organização.

Gestão de o conhecimento exige certo grau de sofisticação intelectual, empatia verdadeira para envolver os colaboradores e também capacidade de abstração para compreender bem a natureza do conhecimento que se gerir e quais ferramentas,métodos e processos são mais eficazes para estimular seu desenvolvimento,compartilhamento em proteção.

O conhecimento é formado por dois importantes componentes o Explicito e Tácito, que existe num determinado espaço para dar resposta às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento.

O conhecimento explícito é aquele que pode ser formalizado, estruturado e transmitido em forma de rotina, procedimento, praticas ou condutas (LEROY RAMANANTSOA,1997). Já o conhecimento Tácito refere-se aquele conhecimento que se apresenta como subjetivo pessoal e particular e, portanto, dificilmente pode ser formalizado e transmitido a outra pessoal (NONAKA, TAKEUCHI, 1997).

O Conhecimento tácito pode ser apropriado a partir do dialogo ou do emprego de metáforas (NONAKA, TAKEUCHI, 1997). Para tanto, estes processo depende, essencialmente, da experiência subjetiva e de seus mecanismos de mobilização de repertorio.

A transferência do conhecimento explícito, por sua vez requer atividades praticas ou associativas (LEROY RAMANANTSOA,1997)que depende, por sua vez de estruturas sociais e objetivas de legitimação .

Utilizando a Gestão do Conhecimento a empresa diminui os gastos e produtos e começa a investir em capital intelectual o que tem um melhor custo e beneficio, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores.

Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sente valorizados e trabalha com paixão e mais dedicação.

A definição de Gestão do conhecimento pode ser mais bem entendida se reexaminarmos os conceitos ativos intangíveis introduzidos por Karl Erik Sveik (1998) segundo este autor, todos os ativos e estruturas organizacionais, sejam elas tangíveis ou intangíveis são resultados de atividades humanas.

Comparação, definição Gestão de Conhecimento, exemplos aplicados na empresa.

Segundo o autor Jose Claudio Cyreneu Terra ,ele nos relata a importância da Gestão do Conhecimento ,para a sobrevivência e sucesso de empresas e o progresso dos países ,nos mostra a iniciativas necessárias que toda empresa Brasileira deveria urgentemente adotar para transformar a própria organização na sua principal arma competitiva.

É nossa convicção que Gestão do conhecimento é resultado empresarial que estão diretamente relacionados, existem fortes evidencias de que empresas que foca sua gestão na criação, aquisição e compartilhamento do conhecimento têm maior probabilidade de conseguir bons resultados empresarias.

Exemplos de Gestão do conhecimento aplicada nas empresas:

Um exemplo de empresa que investe em Gestão do Conhecimento, caso da CIA. Vale do Rio doce, os executivos do Vale, recém-privatizada, olharam para o lado e descobriram,com o perdão do trocadilho ,uma mina pouco explorado: a logística .Ao longo da ultimas décadas, a empresa teve que de construir uma enorme infra estrutura de portos ferrovias e estradas e aprender como levar, da melhor forma possível seu produto na casa do cliente,então porque não utilizar o conhecimento e a estrutura para criar novo negocio.Hoje a Vale é a maior empresa de logística ,mais de 60 anos de existência ,criada pelo governo Brasileiro 1942, como conhecemos Companhia Vale do Rio Doce,em 1997 tornou-se privada e hoje uma empresa global, atuando nos cinco continentes, que tem mais de 120 mil empregados ,entre eles terceirizados e próprios, a empresa investe para obter uma excelência na educação , transformando conhecimento em resultados, valorizando seu maior bem que possui o conhecimento.

Também da mesma forma, refutam-se explicações reducionistas e tradicionais que creditam o sucesso de empresas o sucesso de empresas japonesas, como Honda, Samsung, Matsushita, a fatores ligados a fontes baratas de financiamento, excelência em manufatura ,relações intrincadas entre empresa e governo.Mais importante seria a capacidade dessas empresas de criar processo efetivos de conversão entre os conhecimentos individuais ,coletivos,tácitos e explícitos que resultam em novos produtos e processos.

Os autores Takeuchi e Nonaka exemplificam a criação do conhecimento interorganizacional apresentando o vinculo da Toyota com seus fornecedores que possuem uma relação aberta de troca gerando conhecimento.

Resposta Gestão do Conhecimento

- Como favorecer a criação de conhecimento novo na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com