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Arezza E Tickner

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Por:   •  11/2/2015  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  150 Visualizações

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AREZZA E TICKNER

PÓS-MODERNISMO, PÓS-COLONIALISMO E FEMINISMO: MANUAL PARA (IN)EXPERIENTES.

As teorias pós-modernas.

• Pós-modernismo: reavaliar o pensamento moderno em suas manifestações políticas, sociais e culturais.

• Crise da modernidade, do pensamento moderno.

• A abordagem pós-moderna oferece um conjunto de marcos interpretativo para abordar a realidade, os quais se contrapõem aos preceitos centrais da modernidade.

• O pós-modernismo constitui-se como um estado de incredulidade frente as grandes narrativas, a epistemologia, a racionalidade, a metafisica, as metodologias e os sujeitos da modernidade.

• Todas as conquistas atribuídas a modernidades são questionadas, exemplo: a industrialização, a urbanização, a conversão tecnológica do mundo, desde o Estado-nação até a democracia liberal e humanismo.

• Modernidade como reprodutora da destruição, subjugação, opressão e repressão.

• O pós-modernismo reconhece e privilegia muitos elementos que foram subestimados pela modernidade, exemplo: costume, tradição, emoções. Construção do conhecimento.

• O pós-modernismo quebra com os ideais do projeto/pensamento iluminista: homem como sujeito e história.

• Para o pós-modernismo o homem é um artefato social, histórico e de linguagem e não um ser transcendental.

• Critica as ideias modernas de história em que estão implícitas as noções de progresso, evolução, continuidade e razão.

• Para os pós-modernos, a noção de progresso do ser humano a fim de aproximar-se de si mesmo e de sua essência é errônea, pois tratam de forma equivocada a história, como se houvesse uma noção única dela em que o homem é protagonista. Nessa concepção, para que descrição seja legítima, devem ser apresentadas e visualizadas a história dos outros.

• Qualquer mostra de unidade, na visão dos pós-modernos, pressupõe um ato prévio de poder e dominação.

• Critica ao pensamento do fundamento, o fundacionalismo, noção característica da modernidade que afirma que há só uma realidade que pode ser abordada pelas teorias e devem operar sem variações em todos os contextos.

Sujeito e poder:

• A posição pós-moderna em relação ao sujeito se contrapõe a desenvolvimentos prévios do pensamento social ocidental do sujeito como autônomo, agente pensante, autônomo e independente, mas sim, antes de tudo, como um produto social e histórico.

• Importância do pensamento de Foucault sobre a conversão de serem humanos em sujeitos sociais. Práticas normalizadoras. Crítica: a objetividade que se supõem ao exercício da razão na modernidade é uma ficção, dado que o conhecimento possui uma relação intima do o PODER.

A RAZÃO:

• Contrapõem-se ao pensamento moderno de posicionar o “conhecedor” um uma distancia qual que ele possa de abster e controlar as verdades de seus objetos de conhecimento.

• Quebra com a ideia dicotômica de sujeito/objeto, em que o sujeito está separado objeto e detém de uma posição privilegiada.

A HERMENÊUTICA:

• O aporte principal da hermenêutica ao debate pós-moderno é a inclusão de elementos distintos da ideia de racionalidade moderna e no processo de construção do conhecimento e produção de verdades.

• Ampliação do conceito do entendimento humano para incorporação de uma série de fatores que não dependem da intenção do sujeito consciente/pensante, sejam estes, preconceitos, tradições ou horizontes.

• Constitui uma crítica direta na fé, na razão e no preconceito contra o “não nacional” característicos do Iluminismo.

CRÍTICA AS METANARRATIVAS E OS METARELADOS

• Critica a legitimação do saber científico em detrimento ao narrativo.

• Privilegia o saber narrativo, traduzido na cultura pela linguagem.

• A legitimação do saber científico se dá a partir da deslegitimação do saber narrativo.

O PAPEL DA LINGUAGEM

• A linguagem como ferramenta de legitimação do conhecimento no exercício do poder e na construção da realidade é compartilhada por todas as correntes pós-modernas.

• A função social da linguagem como signo.

• Diferença entre fala e linguagem.

• O giro linguístico de Wittgenstein.

• O elo entre significados e significantes não é algo arbitrário, mas um produto das relações linguísticas.

• A linguagem só de dá em comunidade; possui caráter coletivo.

• Assim, ressalta o caráter social e coletivo que tem a linguagem, que é um sistema de sinais que aprende a usar o indivíduo para viver em sociedade.

O METODO DA DESCONSTRUÇÃO

• Fazer explicito o que é suprimido

• Derrida

• Se recuperar as partes fundamentais do texto

• Diferentes leituras e interpretações dos textos

• Modernismo: não existe significado fora do texto.

• Pós-modernismo: usa da desconstrução para encontrar a presença de diferentes leituras do mesmo texto.

AS TEORIAS PÓS-COLONIAIS

• Abrir espaço para que o indivíduo pós-colonial possa adquirir agencia como sujeito.

• Reinterpretar os sujeitos e a história colonial do que é representado tradicionalmente pelo ocidente.

• Formação de conhecimento entre colônia e ex-colonias e o exercício do poder entre elas, além dos distintos tipos de interpretação que existem entre sociedades colonizadoras e colonizadas.

• Embora os textos pós-coloniais compartilhem com a maioria das criticas que esse faz a modernidade,

• Várias vertentes da

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