TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Anotações Gluckman

Por:   •  3/8/2020  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Em que sentido a crescente digitalização dos processos educativos e as práticas capitalistas estão integrados?

R: Para Jarzombek, não é possível falar de digitalização sem falar de capitalismo digital, ou seja, quando abordamos qualquer mudança em uma área que leve a sua digitalização, estamos falando de

levá-la a uma nova etapa do capitalismo, onde as mais novas tecnologias proporcionam um controle e manipulação inéditos.

A crescente digitalização dos processos educativos e as práticas capitalistas estão integrados à medida que é necessário vender/comprar computadores e seus periféricos. O seu discurso central é que é mais barato ter aulas remotamente, já que o aluno não precisa pagar pelo transporte  para chegar ao ambiente de estudos. De acordo com o autor do texto, esse discurso de economia que o computador proporciona, aliado ao desejo de se manter atualizado no que diz respeito as tecnologias é o que faz as instituições educacionais verem com bons olhos a adesão às tecnologias da educação.

Entretanto, ao longo do texto, fica claro que essa economia descrita acima não é real, uma vez que as novas tecnologias estão inseridas na lógica de mercado. Em outras palavras, como a atualização de hardwares e softwares é constante, se faz necessário comprar novos computadores, leitores de e-books e etc.

2. Quais os aspectos centrais da crítica do autor à forma como a crescente mediação digital do aprendizado vem ocorrendo e como esses elementos podem transformar as praticas educacionais?

Para o autor, a digitalização da educação levaria à um “aprendizado distribuído”, uma vez que todos poderiam aprender sem a necessidade de sair de casa. Entretanto, ao longo do texto é questionado se dessa forma realmente o mundo se abrirá para novas possibilidades, ou se apenas manterá a forma como a sociedade esta configurada, privilegiando aqueles que possuem mais acesso, em detrimento daqueles que possuem menos acesso.

Outro ponto abordado pelo autor é que aparentemente a digitalização da educação traria benefícios como a atualização constante de conteúdos, de forma que os mesmos nunca envelheçam. Essa possibilidade se mostra importante à medida em que em nossa época as informações circulam rapidamente: há um terremoto no japão em em questão de minutos já estamos sabendo aqui no Brasil. A digitalização da educação daria conta de criar vídeos, gráficos e etc de forma que as aulas seriam sempre atuais. Porém, Jarzombek argumenta que isso transformaria radicalmente o papel do professor, já que ele se tornaria um monitor que acompanharia, através da tela do computador, a relação entre os os alunos e os especialistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com